Arquivo

FNAC promove mês da diversidade em suas lojas. Curitiba e Porto Alegre recebem Festival de Cinema Mix Brasil!

Redação Lado A 10 de Junho, 2011 18h44m

COMPARTILHAR


A rede francesa FNAC, que vende de livros a equipamentos eletrônicos, irá comemorar o mês do orgulho gay em suas lojas no país. As cidades de São Paulo e Porto Alegre recebem programação especial, com presença de militantes, políticos, escritores e celebridades para a comemoração do mês que marca no dia 28 a Revolta de Stonewall, em 1969, em Nova York, quando os gays reagiram a opressão da polícia e passaram a exigir sua cidadania.

Durante todo o mês de junho, a FNAC traz eventos como o Canto do Conto (tradicional contação de histórias para crianças) sobre temas de respeito à diversidade, na Fnac Paulista, em São Paulo. Em Porto Alegre, a advogada e escritora Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), conversa com o jornalista André Fischer (revista Junior e portal Mix Brasil) sobre direito homoafetivo. Em Brasília, o deputados federais Jean Willys e Erica Kokay, a senadora Marta Suplicy, o secretário executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, participam de um bate-papo sobre os rumos da política LGBT e da previdência social no Brasil. As cidades participantes – Curitiba, Brasília, Porto Alegre e São Paulo –ainda recebem exibições de curtas do Festival Mix Brasil.

Veja a programação completa:


FNAC BRASÍLIA, FNAC CURITIBA E FNAC PAULISTA
FESTIVAL MIXBRASIL DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL
Este é o maior evento cultural dirigido ao público LGBT da América Latina, ficando entre um dos maiores do mundo no segmento, sempre trazendo para o Brasil a vanguarda nas discussões sobre os mais variados aspectos que compreendem a diversidade sexual e tendo percorrido todas as regiões do país e todos os continentes do mundo. Nestas edições na Fnac, será apresentada a seleção de 15 curtas nacionais do 18º Festival MixBrasil de Cinema da Diversidade Sexual. Duração total: 233 minutos.


Fnac Paulista – Quinta-feira, 23 de junho, a partir das 18h, com apresentação do Mister Gay Mundo 2011, François Nel, da África do Sul.
Fnac Brasília – Quinta-feira, 30 de junho, a partir das 18h, com apresentação do jornalista André Fischer, curador do Festival.
Fnac Curitiba – Quinta-feira, 30 de junho, a partir das 18h.



FNAC PORTO ALEGRE
Segunda-feira, 20 de junho, às 19h30
Direito Homoafetivo – conversa com a Dra Maria Berenice Dias
O jornalista André Fischer, da revista Junior e do site MixBrasil, entrevista a advogada e escritora Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM). Cidadã honorária de Porto Alegre, com inúmeros livros publicados, Maria Berenice é uma das mais importantes autoridades do país em direito de família. Seus posicionamentos com relação aos direitos humanos são uma referência para todo o mundo.


FNAC PAULISTA – SÃO PAULO
Canto do Conto pela Diversidade
Todos os sábados de junho, sempre às 17h30, no Fnac Kids da Fnac Paulista
A Fnac convida crianças de todas as idades a participarem do Canto do Conto, onde contadores interpretarão as mais divertidas e interativas histórias. Tempo e espaço reservados para o incentivo à leitura, criatividade e imaginação.


11/06 – O Clube do Arco-íris (vamos entender a discriminação e o bullying)
18/06 – Porque somos de cores diferentes? (sobre as diferenças entre cores e culturas)
25/06 – Olívia tem dois papais (título da Companhia das Letrinhas)


21/06 – Terça-feira – Ás 19h
Bate-papo com Salete Campari, Silvetty Montila e André Fischer
Salete Campari e Silvetty Montila, as drag-queens mais queridas do Brasil, símbolos da noite paulistana, incansáveis batalhadoras por mais respeito à diversidade, participam de um divertido bate-papo-entrevista com o empresário André Fischer, do Mix Brasil.

22/06 – Quarta-feira – Ao meio-dia
Abraço Coletivo à Avenida Paulista – A Fnac apóia esta iniciativa.
Um dos mais importantes símbolos da capital paulista recebe uma grande demonstração de carinho e respeito por parte da comunidade paulistana e seus visitantes. Pontualmente ao meio-dia da quarta-feira, 22 de junho, nas calçadas ao longo de toda a avenida (uma ótima sugestão é fazer concentração na Fnac Paulista), as pessoas darão as mãos nas calçadas, sem interromper o trânsito de nenhuma rua transversal, demonstrando sua união a favor da paz, da tolerância e do respeito à diversidade.

das 19h às 22h
Revista Júnior faz a melhor festa “junina”
Um divertido encontro em torno da edição de junho da revista Júnior, com quentão, DJs convidados e música da melhor qualidade, em plena véspera de feriado.

25 de junho, às 16h
Encontro de “blogayros”
Blogueiros e jornalistas do Brasil inteiro participam de uma confraternização, promovida pela revista Junior e pela Fnac, um encontro pela celebração da diversidade e pelo estímulo à liberdade de expressão.

De 19 a 26 de junho
Fotografia pela diversidade
Participe deste concurso fotográfico digital. Vá neste período à Fnac Paulista, faça dentro da loja uma foto que melhor represente a diversidade para você e compartilhe essa imagem com seus amigos através das redes sociais (utilizando somente equipamentos que estarão disponíveis para você na loja). As fotos que receberem mais “likes” poderão ser premiadas com câmeras fotográficas. Mais informações na Fnac Paulista.

FNAC BRASÍLIA
Quarta-feira, 29 de junho, às 19h30
Bate papo sobre os rumos da política LGBT e previdência social no Brasil.

A Fnac Brasília juntamente com a ONG Estruturação promovem um grande debate com as presenças de Ministros, Senadores, Deputados e membros da ONG Estruturação com foco na comunidade LGBT. Membros do grupo Estruturação falarão sobre os direitos e como buscar atendimento em caso de abuso etc. Os representantes do Congresso Nacional e dos Ministérios falarão um pouco de como andam as tramitações de projetos, do reconhecimento de direitos e valorização das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais com inserção digna e participativa, garantindo exercício pleno da cidadania.


Participantes: Deputado Federal Jean Willys; Deputada federal Erica Kokay; Senadora Marta Suplicy; Secretário Executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas; Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes; Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.


ENDEREÇOS
Fnac Brasília – ParkShopping, SAI /SO Área 6.580, Entrada C1 – Piso Térreo – Loja 149P Brasília, tel: (61) 2105-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.
Fnac Curitiba – ParkShopping Barigui, rua Professor Viriato Parigot de Souza, 600, Entrada Sul, Piso Térreo, Loja 101, Curitiba, tel: (41) 2141-2000. De segunda a sexta, das 11h às 23h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.
Fnac Paulista – av Paulista 901 e Al Santos 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo, tel: (11) 2123-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Fnac Porto Alegre – BarraShoppingSul – av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey, Cristal, Porto Alegre, tel: (51) 3396-2000. De segunda a sábado, das 11h às 23h, e domingos, das 13h às 21h.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS