Arquivo

Insensato Coração: Garçom expulsa gays de bar e novela fala sobre leis e direitos dos lgbts

Redação Lado A 24 de Junho, 2011 17h58m

COMPARTILHAR


Nesta quinta-feira, a novela Insensato Coração entrou de vez para a história. No episódio, o professor Hugo (Marcos Damigo) estava acompanhado do amigo Xicão (Wendell Bendelack) e do alemão Kurt (Rafael Hanses) no bar do Bar do Gambino, quando são discriminados. O garçom Kléber (Cássio Gabus Mendes) vê o alemão colocar a mão no ombro do outro e dá um ataque. Expulsa os gays do bar e começa a gritar, chamando os rapazes para fora do bar e dizendo que eles cometeram boiolagem. Tudo isso durante um show do cantor Marcelo D2.


“Vocês não tem direito de fazer sem vergonhice na frente dos outros. Aqui eu não vou admitir”, diz o garçom. Hugo lembra que existe a lei municipal da cidade que proíbe a homofobia. “Xicão, nem responde, fica tranquilo. Vemos direto denunciar este cara. Isso que ele está fazendo é contra a lei municipal 2475”, diz o professor. Roni (Leonardo Miggiorin), divulgador da casa, diz que o comportamento do irmão do dono está errado e defende os amigos. Outras clientes também  contestam a ação do homofóbico e se retiram com os gays discriminados. O dono do bar, Gabino (Guilherme Paiva) chega e fica sabendo da confusão e demite o irmão.

Na sequência, os personagens falam novamente da lei e da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro. Hugo explica que há advertência, multa e até cassação do alvará para o estabelecimento onde ocorreu a homofobia. E que as pessoas precisam ter coragem e denunciar.

Em casa, Gabino tenta entender o comportamento do irmão e diz que não há lei que criminalize carícias ou o beijo público entre dois homens, duas mulheres ou homem e mulher. Mas que é crime discriminar. “Tá errado. Homem tem que gostar de mulher e pronto. Deus fez a gente…”, argumenta o homofóbico. A filha de Cleber ainda dá um sabão no pai. “Ô pai, desde quando que você é religioso heim?… Deus é tão responsável pelo Roni quanto é por você. O seu problema é que você não aceita os outros sejam diferentes de você. Isso é fobia pai, medo do que você não entende.”

“Tem um monte de gente que não te suporta. Imagina se fossem te perseguir também?”, diz a ex esposa. “É assim que você quer ser tratado pai?”. A cena é antológica e merece ser assistida!


Veja a cena abaixo em duas partes:




Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS