Arquivo

Parlamento da França diz não ao casamento gay

Redação Lado A 15 de Junho, 2011 18h21m

COMPARTILHAR


Por 293 votos contra e 222 a favor, os deputados franceses seguiram a instrução do governo Sarkosy e rejeitaram nesta terça feira a ampliação dos direitos gays, reforçando a proibição do casamento aos casais do mesmo sexo na Constituição da França. Em 1999, o país criou o PACS – Pacto Civil de Solidariedade, que reconhece a união homoafetiva. O país de vanguarda rejeitou o modelo seguido por dez outros países que já reconhecem o casamento gay.


Em seu discurso na semana passada, o ministro da Justiça Michel Mercier alegou a posição do governo na câmara dos deputados afirmando que é preciso proteger o casamento como base da sociedade familiar heterossexual, apesar de não ser a única forma de parentesco. “Este debate é uma oportunidade de mostrar o quanto a nossa sociedade preza o casamento, a segurança que ele traz em relação a outra uniões e o símbolo social que representa”, afirmou o ministro.


O projeto apresentado pelo Partido Socialista foi criado depois que em Janeiro a suprema corte negou o reconhecimento da união de um casal de lésbicas, alegando que a legislação não reconhecia este tipo de união, apesar da Constituição do país pregar a Igualdade.



 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS