Arquivo

Rio Grande do Sul lança programa RS Sem Homofobia

Redação Lado A 28 de Junho, 2011 14h38m

COMPARTILHAR


Na manhã desta segunda-feira em Porto Alegre, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, sede do governo estadual, foi lançado o programa Rio Grande Sem Homofobia. O evento teve show da cantora travesti Waléria Houston interpretando a conterrânea Elis Regina e a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e do governador Tarso Genro, da primeira-dama Sandra Genro, entre outras autoridades.


O evento apresentou ainda o selo Faça do Brasil um Território Livre de Homofobia e teve fala de militantes e políticos gaúchos. O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos em exercício, Miguel Velasquez, lembrou o momento histórico e as vítimas da homofobia: “Muitos homossexuais foram espancados, desrespeitados, para que esse momento viesse a acontecer no Rio Grande do Sul”.


A campanha Rio Grande Sem Homofobia tem como objetivo mobilizar a sociedade em defesa da dignidade humana e pela promoção dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs).  O coordenador do Programa Rio Grande Sem Homofobia,  Fábulo Nascimento da Rosa,  enumerou as ações que estão sendo adotadas pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), algumas delas em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, no combate à discriminação de LGBTs. O governador Tarso assinou os decretos que instituem a data de 17 de maio como Dia Estadual contra a Homofobia e a inclusão do nome social de travestis e homossexuais nos registros públicos do Estado e o decreto de convocação da 2ª Conferência Estadual LGBTs, que ocorrerá em outubro.


A ministra Maria do Rosário, que é gaucha, destacou que as ações têm por objetivo não só reduzir a violência e a discriminação contra LGBTs, mas também têm um caráter preventivo, elogiando a iniciativa do Estado. “O Rio Grande do Sul é um Estado pioneiro, é um Estado que diz não à homofobia, à discriminação. Esse momento é tão especial para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS