Arquivo

Vergonha: Conselho de Ética decide arquivar processo contra Bolsonaro aberto pelo Psol

Redação Lado A 29 de Junho, 2011 23h45m

COMPARTILHAR


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar decidiu na tarde desta quarta-feira que não haverá seguimento ao processo disciplinar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) aberto pelo Psol. 10 deputados votaram contra o parecer do deputado Sérgio Brito (PSC-BA), relator do pedido.Com apenas seis votos acompanhando o do relator e cinco deputados ausentes à sessão, o pedido foi arquivado. Foi aprimeira vez que um pedido foi votado antes de ser instaurado um inquérito, seguindo nova regra aprovada em maio deste ano.

“A maioria dos integrantes do conselho é heterossexual e está aqui em defesa da família. Foi enterrada essa acusação sem pé nem cabeça”, comentou Bolsonaro sobre a acusação gerada depois de que discutiu com a senadora Marinor Brito (Psol-PA) no dia 12 de maio, no Senado, onde os senadores discutiam o projeto que quer criminalizar a homofobia, o PLC 122. A acusação ainda citava as declarações do deputado aos órgãos da imprensa, acusando-o de homofobia e racismo. Para o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), a decisão reflete o “corporativismo” do Congresso e não valeria a pena insistir. O Psol não vai contestar a decisão. Ao darem seus votos, a maioria dos deputados defendeu direito à liberdade de expressão e a inviolabilidade, civil e penal, por opiniões, palavras e votos dos parlamentares. 


Veja como votaram os deputados do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar:


Contrários à continuidade do processo:
Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP)
Augusto Coutinho (DEM-PE)
Doutor Ubiali (PSB-SP)
Edio Lopes (PMDB-RR)
Fernando Francischini (PSDB-PR)
Jorge Corte Real (PTB-PE)
Lucio do Vale (PR-PA)
Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Vilson Covatti (PP-RS)
Wladmir Costa (PMDB-PA)



Favoráveis à continuidade do processo:
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Luiz Couto (PT-PB)
Professora Marcivânia (PT-AP)
Ricardo Izar (PV-SP)
Sergio Brito (PSC-BA)
Sibá Machado (PT-AC)
Waldenor Pereira (PT-BA)



Ausentes:
Assis Carvalho (PT-PI)
Jorginho Melo (PSDB-SC)
Lilian Sá (PR-RJ)
Mauro Lopes (PMDB-MG)
Paulo Piau (PMDB-MG) 



Com informações da Agência Câmara – foto:  Leonardo Prado

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS