Arquivo

(Sobre a depressão) E eu aqui, descascando…

Redação Lado A 22 de Julho, 2011 20h50m

COMPARTILHAR


Sentimento de tristeza persistente, ansiedade e “vazio”. Perda de interesse ou prazer em atividades comuns, nervosismo, inquietação, irritabilidade, vontade de chorar. Sentimento de culpa, inutilidade, falta de esperança e pessimismo. Excesso de sono ou ausência de sono.


Perda de energia, fadiga, baixa auto-estima. Perda da libido (falta vontade de transar). Pensamentos recorrentes em morte ou suicídio ou tentativas de suicídio. Dificuldade de concentração, de memorização ou para tomar decisões.


Já sentiu algum desses sintomas? Sabe de qual doença são característicos? Provavelmente sim. Sentir isso tudo na pele é sinal de estar em depressão, uma das doenças mais populares deste final de século, que é hoje a principal causa de suicídios no mundo.  De acordo com reportagem de Fabiana Moraes, para o JC on line, cerca de 15% das pessoas tratadas ou em tratamento se matam, principalmente a população masculina. Vinte e um por cento das mulheres sofrem algum tipo de depressão, enquanto 13% dos homens apresentam o mesmo problema.


O mais preocupante é que a depressão é a porta de entrada para o alcoolismo e até problemas vasculares. A reportagem citada afirma que, as previsões sobre a doença são graves: em 2020, ela poderá ser a segunda maior causa das mortes em todo o mundo, perdendo apenas para problemas cardíacos.


Fique esperto: É importante não confundir tristeza temporária com depressão. O primeiro caso dura cerca de seis meses, enquanto pessoas depressivas ficam mais de meio ano sentindo ímpetos de se matar, por exemplo. E mais: Não embarque na mania de tomar remédios por automedicação. E nada de ir ao médico pedindo logo de cara por antidepressivo e até tranqüilizantes (que causam dependência).


Saiba que essa coisa de se sentir abandonado. De estar num nível abaixo da humanidade (no porão), sozinho, esquecido e descascando batatas tem cura, mas é preciso força de vontade para descobrir a causa da sua depressão. E ir atrás de tratamento. Então, está vendo essa sujeira bem debaixo dos seus pés? Pois deixa de moleza e vai lavando esse convés…


Visite o Blog do Leandro: www.doqueosgaysgostam.com 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS