Arquivo

Em nota, Globo afirma que novela não é lugar para exaltação de sexualidade

Redação Lado A 20 de Julho, 2011 17h09m

COMPARTILHAR


Segundo a colunista Keila Jimenez, da Folha de São Paulo, o diretor geral de entretenimento da Rede Globo, Manoel Martins, pediu a dupla de autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares para “esfriarem” os gays na trama. A Lado A entrou em contato da emissora, que não comentou a suposta reunião com os autores mas, em nota, atestou que a novela é propriedade da emissora, que tem o compromisso com toda a população e que não podem fazer exaltação. A emissora nega que o corte de cenas ou a interferência na obra dos autores seja censura, uma vez que a propriedade da produção é da emissora.


Por telefone, uma assessora de imprensa da emissora confirmou que o casal Eduardo e Hugo continuará na trama e se esquivou das perguntas diretas sobre a conversa da emissora com os autores da trama. O ator Marcos Damigo, que vive o professor Hugo Abranches, em entrevista exclusiva para a Lado A 37, afirmou que não foi gravada cena de beijo entre os personagens Hugo e Eduardo.


Confira a nota enviada para a Lado A pela Central Globo de Comunicação:


“Em primeiro lugar, a obra não é de terceiros. É da TV Globo que contrata autores para escrever as suas histórias que leva ao ar a todos os brasileiros. Logo, não se pode falar em censura porque a obra é nossa. No nosso entendimento, a causa é a diversidade e o respeito às diferenças, e não propriamente a homossexualidade ou a heterossexualidade, ou quaisquer outras formas de orientação individual. A ciência – incluindo Freud – reconhece que a sexualidade, com suas variantes éticas e morais – é baseada na singularidade. Nossas tramas registram a afetividade e o preconceito, mas não cabe exaltação. Cabe, sim, combater a intolerância, o preconceito e a discriminação contra elas, o que temos estimulado cotidianamente inclusive por meio de campanhas. Porém, a livre sensibilidade artística é a única medida possível para delinear a ousadia criativa, o que vale para toda e qualquer situação ou tema. Esse desafio torna-se ainda mais difícil quando se trata de respeitar uma audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências.”

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS