Arquivo

Ibope diz que 55% dos brasileiros discordam do reconhecimento da união estável gay pelo STF

Redação Lado A 28 de Julho, 2011 15h53m

COMPARTILHAR


Entre os dias 14 e 18 de julho, o Ibope realizou uma pesquisa em todo o país para consultar a população sobre a união estável gay que foi reconhecida em maio, pela primeira vez no país, pelo Supremo Tribunal Federal. O instituto entrevistou 2002 em142 municípios do país, 60% deles no interior, para a pesquisa “União estável entre homossexuais” que concluiu que 55% dos brasileiros são contrários à decisão do STF enquanto 45% são favoráveis.


A pesquisa separou os dados coletados por sexo, idade, classe social, nível de formação e descobriu que entre os homens, a negativa chega a 63%. As regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país apresentam maior índice de rejeição, assim como entre os evangélicos. A maioria da população jovem apóia o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo com 52%, com exceção das pessoas acima dos 40 anos de idade, em todas as outras faixas etárias, a maioria apóia a decisão do STF.


Escolarização, idade e nível sócio econômico são variantes que mostram resultados diferentes na pesquisa. Quanto mais jovem, mais educado e com mais renda, maior a aceitação da união das pessoas do mesmo sexo. A pesquisa ainda mostrou que os entrevistados não afastariam o melhor amigo se ele dissesse ser homossexual, ou ainda que apóiam homossexuais trabalhem como professores, médicos ou policiais.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS