Arquivo

Ministro da Saúde indiano diz que foi mal entendido ao afirmar que homossexualidade era doença

Redação Lado A 06 de Julho, 2011 02h17m

COMPARTILHAR


O ministro da Saúde na Índia, Ghulam Nabi Azad, provocou alvoroço em um evento de prevenção e tratamento de AIDS nesta segunda feira, na Índia, ao afirmar que o sexo entre pessoas do mesmo sexo é “anti-natural” e que a AIDS é uma doença de estrangeiros. Além de dizer que a AIDS era uma “doença proveniente de outros países” Azad afirmou que o sexo entre homens “não deveria acontecer, embora seja uma realidade”.


“Apesar de não ser natural, existe no nosso país e está a expandir-se rapidamente, tornando-a difícil de detectar”, disse o ministro que causou gritaria no evento e indignação de pessoas que lutam contra a AIDS em todo o mundo. O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh e a líder do Partido do Congresso, Sonia Gandhi, estavam presentes no evento mas saíram após a abertura oficial do congresso e não ouviram as declarações do ministro.


Nesta terça-feira, o ministro convocou uma coletiva de imprensa onde disse que foi mal interpretado “Eu sei, como ministro da Saúde, que homens fazendo sexo com homens não é uma doença”, disse Azad. A declaração feita dias após a comemoração do dia do orgulho gay, que não foi acompnhada de um pedido de desculpas, foi encarada como uma provocação e uma prova de que a homofobia no país é forte. Até 2009, a homossexualidade era ilegal na Índia, em razão de uma lei remanescente da ocupação inglesa, que terminou em 1947. Atualmente, estima-se que 2,5 milhões de pessoas vivam com o vírus HIV na Índia.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS