Arquivo

Assista: Conexão Repórter faz documentário sobre travestis e cai no estereótipo

Redação Lado A 18 de Agosto, 2011 17h00m

COMPARTILHAR


“O Conexão Repórter foi infeliz em sua matéria pois não contribuiu em NADA. Salvo a fala da socióloga que infelizmente de todo o programa falou pouco mais de 30 segundos”, define a presidente do Grupo Dignidade, a transexual Rafaelly Wiest. Ela participa da Transgrupo Marcela Prado, ONG que reúne travestis e transexuais. Após a reportagem, ela se manifestou em seu perfil do Facebook.


O programa Conexão Repórter abordou nesta quarta-feira o tema travesti com o título “O outro Lado da noite” e mostrou o trabalho das travestis na prostituição, o preconceito, a marginalidade, alguns casos fora do comum, entre eles o caso de uma ex- travesti, e o relato de um pastor, o que indignou quem assistia ao programa. A ex travesti Evelyn deu vários depoimentos, se disse convertida a Jesus e até que vai se casar e ter filhos, sonho de sua mãe.
 
Seguindo a linha do preconceito, o jornalista Roberto Cabrini se referia as travestis pelo masculinos: os travestis, e ainda assim falou que elas preferiam ser chamadas pelo feminino, o que foi ignorado pela reportagem. Outro ponto lamentável era que o programa mostrava a identidade e falava o nome de batismo das travestis.


Confundindo homossexuais e transexuais com travestis, o programa ainda explorava sempre a noite, mas no foco da prostituição. O programa teve um tom de sensacionalismo, explorando o sexo pago e mostrando clientes, travestis peladas e várias péssimas contribuições de travestis da boca do lixo, como se estas fossem maioria. Segundo a reportagem, 83% dos clientes das travestis são homens casados e com filhos. Em entrevista ao programa, a sexóloga Carmita Abdo resumiu: “esses homens precisam de uma penetração feita por alguém que tenha uma aparecia feminina e um corpo feminino apesar de ser do sexo, do gênero masculino”.


A parte válida da reportagem foi a abordagem da transfobia, ao mostrarem os vídeos de dois assassinatos de travestis e falarem da intolerância. E também quando mostraram o flagelo social vivido pelas travestis e os exemplos de superação como a transexual que tem um namorado e é recepcionista de uma escola de teatro, e outra que é professora. “71% das travestis não tem parceiro fixo”, diz o programa, sem revelar de onde vêm os dados apresentados.


Sobre a ex- travesti e o depoimento de um pastor mostrados na matéria, Raffaelly Wiest contesta: “Ainda Fecham o Programa com um Individuo – que está no seu direito – porém não tem o direito de ser exemplo de nada do que se diz respeito a travestis. Envolver Igreja. Por favor”.


Assista o programa na íntegra:

















Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS