Curitiba: Criação de coordenadoria para gays é prioridade segundo Conferência LGBT

Neste sábado durante todo o dia, 135 pessoas participaram da I Conferência  Municipal  LGBT de Curitiba em evento realizado no salão de atos do Parque Barigui. Entre as prioridades escolhidas pelos militantes e representantes da  governo, está a criação de um núcleo dentro da prefeitura que fiscalize e acompanhe as demandas da comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e trangêneros. Foi sugerido também que a cidade tenha um plano de ação no enfrentamento da homofobia e do preconceito e ainda um conselho permanente sobre o assunto.

O debate se iniciou com a apresentação de contas das 48 propostas apresentadas em 2008, após um seminário com a comunidade e representantes da prefeitura. Entre as novas propostas, ficou a criação do tripé da cidadania  LGBT (coordenadoria , conselho e plano  LGBT)  que foi aprovada por unanimidade na plenária  final do evento e que dá à  prefeitura  o  prazo  de  um  ano  para  efetivar as ações retiradas do encontro. Outras proposta pedem ação em diversos segmentos como segurança, saúde e educação.

Entre os dias 06 e 08 de outubro de 2011 acontece em Curitiba a II Conferência Estadual LGBT e entre os dias 15 a 18 de dezembro a Conferência Nacional, em  Brasilia.
 

Categoria: 




Comentar

Conteúdo relacionado