Arquivo

Aplicativo preconceituoso para pais descobrirem se filho é gay causa polêmica na França

Redação Lado A 27 de Setembro, 2011 15h56m

COMPARTILHAR


O aplicativo “Mon fils est-il gay?” (Meu filho é gay?) está sendo oferecido na França dentro da loja do sistema para celulares Android, da Google. O programinha oferece por 1.99 euros (R$5) 20 perguntas que após os pais responderem oferece um veredicto se o filho é gay ou não. Grupos militantes da Europa e dos EUA criticaram a disponibilidade do produto pela Google, já que o programa se baseia em uma imagem preconceituosa dos gays e independente do resultado, só serve para instigar o preconceito.


“Ele gosta de futebol?”, “Ele se veste bem?”, “Ele gosta das divas da música?”, “Ele fica muito tempo no banheiro?” são algumas da perguntas e bastam algumas afirmativas para o programa dizer: “Seu filho é gay. Aceite e saiba que não é uma escolha dele”. Apesar do discurso “positivo” no caso do filho ser gay, veja o que ele diz se o filho for heterossexual: “Você não tem nada com o que se preocupar. Você terá grandes chances de ser avó com todas as alegrias que isso traz”.


Bartholomé Girard, da SOS Homophobie, grupo gay francês, afirmou que aconsidera um absurdo que tais clichés ainda sejam vistos em pleno 2011. Para Louis-Georges Tin, da International Day Against Homophobia and Transphobia Association (IDAHO), “esta ferramenta é uma idiotice, com perguntas caricaturadas. Se o filho é gay, é uma catástrofe, se não, é um alívio”, afirmou ao jornal francês Le Figaro.


O Google France prometeu reavaliar o produto e afirmaram que o conteúdo do que é oferecido na rede Android Market não é previamente avaliado. O fabricante do aplicativo polêmico afirmou que é uma proposta de humor, que não tem intenção de ofender. Há dez dias, a Apple retirou do ar um aplicativo chamado “Judeu ou não Judeu”, também criado na França, que dizia entre mais de 3 mil pessoas famosas, quem era ou não judeu.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS