Arquivo

Em nota, APPAD explica cancelamento da Parada da Diversidade de Curitiba no próximo dia 25

Redação Lado A 15 de Setembro, 2011 22h46m

COMPARTILHAR


Nesta quinta-feira, em nota oficial, a Associação Paranaense da Parada Diversidade – APPAD – que organiza atualmente a Parada da Diversidade da Curitiba, desde 2005, explicou a razão da transferência de data do evento que aconteceria no próximo dia 15 para o mês de novembro.


Segundo a entidade, houve um excesso de burocracia e alterações nas regras para liberação de eventos na cidade. Pega de surpresa, a entidade vem a público explicar o ocorrido e pede a compreensão das pessoas que aguardam pela realização do evento.


Confira a nota oficial da APPAD abaixo:



Nota oficial da APPAD sobre o adiamento da Parada da Diversidade 2011

A Associação Paranaense da Parada Diversidade é uma organização não—governamental sem fins lucrativos que atua na defesa e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, executando projetos de prevenção às DST – HIV/ Aids e de promoção do acesso à Cultura.

Desde 2005, A APPAD realiza em Curitiba a Parada da Diversidade sem receber nenhum financiamento privado, e contando apenas com a prestação de serviços de pessoas que, voluntariamente, empregam esforços para colaborar com a execução do evento.

A Parada da Diversidade de Curitiba é um evento de grande porte e, como tal, necessita passar por diversos trâmites burocráticos. Pode-se destacar entre eles as 18 autorizações necessárias para que o evento seja liberado pelo poder público.

Este ano, exclusivamente, a cidade de Curitiba conta com uma Comissão de Grandes Eventos, que delibera liberando ou não a realização de shows, paradas e afins, conforme determina a lei 10906/2003.

Devido a uma audiência pública realizada pelos moradores do Centro Cívico, que reclamaram de um outro evento sediado no mesmo local, a Comissão decidiu por permitir que somente um evento por mês ocupasse a Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Nesse sentido, a organização da Parada da Diversidade foi informada que o calendário de eventos para os meses posteriores já estaria preenchido, sendo que, conforme descrito anteriormente, será permitido somente a realização de UM EVENTO mensal e, no mês em que a parada seria realizada, como é de conhecimento de todos e todas, já foi realizado o desfile de 7 de setembro.

Por sugestão dos órgãos competentes, a APPAD foi aconselhada a mudar o trajeto do evento em questão para não atrasar a data.
 
Com o objetivo de não decidir nada autoritariamente, a Associação da Parada da Diversidade, que é dirigida de forma colegiada, realizou ontem, dia 13 de setembro, uma reunião aberta à comunidade que contou com a presença de mais de 40 pessoas (lista de presença disponível) que, de forma democrática, votaram por continuar insistindo na realização da Parada da Diversidade no mesmo trajeto dos anos anteriores, tendo como segunda opção o trajeto orientado pela prefeitura (Mal. Deodoro), contudo, paradas não são realizadas sem custo, e são necessários, no mínimo, 40 dias para liberar os apoios públicos de infraestrutura que colaboram com a execução do evento. Dessa maneira, vale ressaltar que a insistência será possível somente para o mesmo local, não para a mesma data.


Como sugestão dos/das participantes da reunião, ficaram decididas como possíveis datas para a realização da Parada da Diversidade 2011 os seguintes dias: 06 ou 13 de novembro. Porém, as datas citadas também dependem das devidas confirmações.

A resposta da Secretaria Municipal de Urbanismo pode ser verificada no site da Prefeitura Municipal de Curitiba ( http://www.curitiba.pr.gov.br/), protocolo 01-93795/2011.

A organização da Parada da Diversidade está à disposição para possíveis elucidações, visto que é a instituição responsável jurídica e extra judicialmente pela execução do evento. Além disso, os documentos comprobatórios dos processos em questão estão disponíveis para consulta pública.

Contamos com a compreensão de todos e todas



 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS