Arquivo

Cientistas comemoram aumento da expectativa de vida de portadores de HIV e debatem uso de teste rápido doméstico

Redação Lado A 19 de Outubro, 2011 17h03m

COMPARTILHAR


Uma pesquisa da Universidade de Bristol, Inglaterra, apresentou resultados de que as novas drogas de combate ao vírus HIV aumentaram na última década a expectativa de vida dos portadores do vírus em mais 15 anos. O estudo coordenado pela Dra Margaret May pesquisou pacientes que iniciaram o tratamento antirretroviral por volta dos 20 anos de idade. Entre 1996-1999 a expectativa de vida era de 30 anos. Já os pacientes que tiveram acesso às drogas entre os anos de 2006-2008 tem a expectativa de aproximadamente 46 anos. O cálculo é baseado na saúde e idade dos pacientes e quantos anos se espera que eles vivam.

O estudo ainda apontou que mulhers tem maior expectativa de vida. Enquanto homens teriam mais 40 anos, mulheres teriam mais 50. Somando-se a idade dos pacientes, a expectativa de vida de um portador do vírus HIV, hoje, estaria entre 10 a 15 anos a menos que a população não infectada. Um diagnóstico cedo é uma das formas de se aumentar a qualidade de vida de portadores do vírus. Para isso, os pesquisadores defende a testagem e o uso do preservativo como forma de diminuir a epidemia.

Uma pesquisa na Inglaterra apontou que dois terços dos pesquisados apóiam e defendem os testes rápidos caseiros para HIV. A polêmica é que o teste tem uma janela imunológica de dois meses para detectar os anticorpos do vírus e que, em casa, as pessoas fariam o teste e não usariam o preservativo, com uma falsa ilusão de que o parceiro não estaria infectado. Os testes são ilegais pra uso doméstico mas se tornaram populares nas redes de saúde. Em pouco mais de 15 minutos é possível, após a coleta de uma gota de sangue em uma fita eletrônica, diagnosticar se a pessoa tem o HIV. Por outro lado, há uma rejeição de ir até um posto de saúde fazer o teste e portadores do vírus afirmaram que teriam descoberto mais cedo se pudessem fazer o teste em casa.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS