Arquivo

EUA: Transexual de 11 anos de idade causa polêmica entre conservadores

Redação Lado A 05 de Outubro, 2011 16h57m

COMPARTILHAR


Tammy, de 11 anos, é filha de um casal de lésbicas da Califórnia e está levantando um grande debate sobre a idade correta para a transexualização de meninos em meninas. Nascido Thomas Lobel, Tammy começou a se transformar aos 8 anos de idade, quando as mães o levaram ao médico, após perceber que ele mutilava sua genitália, e o diagnosticaram com disforia de gênero ou transexualidade. Uma das primeiras frases que Tammy disse ao aprender a falar foi “sou menina”, sinal claro de que se tratava de um caso de transexualidade, que não raramente se manifesta desta forma em crianças.

Tammy vive em Berkeley, onde há um dos quatro centros médicos para crianças transexuais no país. Uma equipe treinada de profissionais assessora e garante acesso às melhores opções no tratamento deste erro da natureza. A transexualidade é comumente descrita como uma alma de um sexo, no corpo de outra. É considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde, que indica a cirurgia de mudança de sexo, ou readequação genital.

Tomando hormônios, Tammy não passará pelo fervilhão da adolescência e puberdade, quando meninos recebem as altas quantidades de testosterona produzidas pelo corpo e entram em processo de masculinização. As mães defendem a decisão de Tammy, de fazer a transformação antes da puberdade, uma vez que o número de suicídios de transexuais nesta idade é maior, em razão dos hormônios em ação e do preconceito. A decisão foi tomada pelas mães de acordo com a opinião de especialistas e a vontade da criança.

Um mecanismo de controle hormonal foi instalado no braço esquerdo de Tammy aos 9 anos de idade. A medicação é introduzida de forma automática pelo aparelho e impede que o hormônio masculino de seu corpo deixe seus ombros mais largos, a voz grave e que cresçam pelos faciais. O medicamento poderá ser suspenso caso Tammy mude de idéia e não irá interferir em seu desenvolvimento completo, se feito antes da adolescência.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS