Arquivo

Imagem de campanha da Benetton com Papa beijando Imã do Cairo na boca sai do ar

Redação Lado A 16 de Novembro, 2011 20h18m

COMPARTILHAR


Na década de 90, a Benetton já chocava o mundo com suas campanhas ousadas, assinadas pelo fotógrafo Oliviero Toscani que ganhou renome mundial por causa das imagens de freira grávida, padres saindo do celibato, crianças e casais de raças diferentes. Hoje, a marca italiana voltou a apostar na polêmica com a nova linha de publicidade chamada de UnHate, ou “sem ódio”. Uma fotomontagem com o Papa Bento XVI beijando na boca o imã do Cairo, Safwad Hagazi, a autoridade muçulmana do Egito, foi retirada da campanha pela marca em seguida por causa das reclamações dos fiéis católicos e do próprio Vaticano que em nota,  considerou a campanha uma grave falta de respeito ao pontífice e acusou uso indevido de imagem para fins comerciais.

“Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas”, comentou, em comunicado, o grupo Benetton.  Cartazes pelas cidades de Roma e Milão trazem ainda outros políticos se beijando, todos com histórico de desavenças entre si, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e Hu Jintao, da China. Obama ainda beija o venezuelano Hugo Chávez, outro desafeto. O francês Nicolas Sarkozy dá bitoca na poderosa alemã Angela Merkel. Palestinos e judeus fazem as pazes com beijos entre o palestino Mahmud Abbas e o israelita Benjamin Netanyahu. Os coreanos Lee Myung-bak, presidente da Coreia do Sul, e o temido Kim Jong-il da Coreia do Norte também protagonizam outro beijo da campanha.

A campanha promete ainda mobilizar jovens pelo mundo, para divulgar a cultura de paz do projeto. As imagens já ganharam o mundo e a do Papa é uma das preferidas, principalmente entre gays. Um vídeo também foi feito pelo diretor francês Laurent Chanez. No vídeo, tem mais beijo gay, de verdade!

Assista ao vídeo da campanha:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS