Arquivo

Parada da Diversidade de Curitiba transforma dia frio em uma grande festa

Redação Lado A 14 de Novembro, 2011 19h09m

COMPARTILHAR


Mais de 100 mil pessoas compareceram neste Domingo cinza à XIV edição da Parada da Diversidade, no Centro Cívico, em Curitiba. Com tempo friozinho e ameaça de chuva, que acabou se firmando e não caiu uma gota de água até o final da marcha, e que terminou com shows em frente ao Palácio Iguaçu. Uma garoa fina caiu à noite mas não assustou os participantes do evento que curtiram shows diversos de drags, dança, apresentações de DJs e bandas no grande palco montado na Praça Nossa Senhora de Salete. Com muitos simpatizantes, a Parada de Curitiba é uma grande festa colorida, mas o tom político permaneceu forte. Além de celebrar o casamento gay reconhecido pelo Judiciário, foi lembrada a ausência de uma lei que criminalize a homofobia.

A concentração para o evento organizado pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade, APPAD, começou às 13h da tarde na Praça do Homem Nu, próximo ao shopping Mueller. Balões, cartazes de protestos, muita gente com fantasias e roupas coloridas marcaram o evento que tem fama de reunir o publico mais lindo do país. Com o tema “Estamos ao Redor do Mundo”, a parada gay de Curitiba repetiu o seu sucesso dos anos anteriores e mostrou que a celebração da diversidade supera qualquer adversidade.

Mais do que o tempo ruim, a Parada superou diversos obstáculos este ano até conseguir autorização para o evento, e chegou a ter sua data remarcada em Setembro. Outra dificuldade, a demora para a liberação de verbas para a realização da Parada, por problemas burocráticos em Brasília, diminuiu e atrasou o orçamento do evento. A falta de apoio empresariado gay local também foi sentida: apenas um carro era de uma casa noturna, da boate Manhattan. Diferentemente das outras capitais, em Curitiba, o evento não tem presença ostensiva da Polícia Militar, que este ano circulou timidamente o evento com dois carros. O evento curitibano é simples, apenas cinco carros desfilaram este ano, dois grandes e três pequenos mas a multidão prestigia o evento e faz dele uma das paradas mais bonitas do país. Mais uma vez, o prefeito de Curitiba, e o governador do Paraná não compareceram ao evento que é considerado o maior evento de rua da capital.

Com a presença de políticos, todos do Partido dos Trabalhadores, e representantes de ONGs e de diversas esferas do governo, o evento transcorreu sem incidentes graves. DJs e voluntários, além do organizador Marcio Marins, e o pessoal da APPAD, merecem o reconhecimento pelo sucesso da Parada que cumpre o seu papel de dar visibilidade à comunidade de gays, lésbicas, transexuais e travestis em uma cidade conservadora como Curitiba.

VEJA TODAS AS FOTOS DA PARADA DA DIVERSIDADE 2011 DE CURITIBA AQUI.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS