Arquivo

Senadora Marta Suplicy propõe duas alterações na Constituição para diminuir o preconceito contra gays, casamento gay vem em seguida

Redação Lado A 11 de Novembro, 2011 01h16m

COMPARTILHAR


A senadora Marta Suplicy (PT-SP) propôs esta semana no Senado duas PECS – Pedido de Emenda à Constituição, uma para reconhecer o direito à licença maternidade a casais gays após adoção e combater a discriminação no trabalho; E outra, que coloca nos fundamentos da Constituição, a não distinção por “identidade de gênero, orientação sexual, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Os projetos já foram protocolados no Senado depois de receberem as assinaturas de 27 senadores. Agora já seguem para a Comissão de Constituição e Justiça, que avaliará a constitucionalidade das propostas.

A PEC Nº 110 de 2011 altera o art. 7º da Constituição para dispor sobre licença-natalidade, licença após adoção e vedar discriminação de trabalhador em virtude de orientação sexual ou identidade de gênero. Já a PEC 111/2011 altera o art. 3º da Constituição Federal para incluir entre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos relativos a identidade de gênero ou orientação sexual. Ambas foram aceitas no dia 08 de novembro.

A iniciativa veio em parceria com a Comissão da Diversidade da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – que entregaou à senadora um pacote de projetos chamado Estatuto da Diversidade que já pedia as duas alterações na Constituição. Uma terceira PEC já estaria sendo redigida com muito cuidado e trata da união civil das pessoas do mesmo sexo. Ela deverá ser apresentada em breve, para consolidar as decisões das esperas superiores do Judiciário que já reconheceram estas uniões.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS