Arquivo

Filme Tomboy é a grande surpresa do cinema alternativo

Redação Lado A 24 de Janeiro, 2012 16h33m

COMPARTILHAR


O famoso filme inglês dos anos 90 Minha Vida em Cor de Rosa (Ma vie en rose, 1997) ganhou um similar que estreou na semana passada o BRasil. Desta vez na versão de uma menina de 10 anos, Laure, que se sente como menino, Michel. O longa francês Tomboy explora a reação da família de uma menina que ao se mudar para o subúrbio de Paris se apresenta para as outras crianças como menino. Um dia sua farsa é descoberta, mas sem antes a diretora Celine Scianma mostrar por que o filme recebeu inúmeras criticas positivas. “Tomboy” significa moleque e Michel joga muito bem futebol e conta com a cumplicidade de sua irmazinh. A obra não poupa detalhes em sua trama e constrange por sua naturalidade ao abordar o tema da disforia de gênero, ou transexualidade.

Michel é diferente e se apaixona por Lisa, uma garota da turma que retribui o carinho. De forma singela, Laure vai se auto descobrindo e explorando um mundo novo, se colocando em situações de risco calculado, aos olhos dos espectadores que tentam decifrar uma criança, em contraste a todos os valores já arraigados no adulto que não estão presentes em um menino de 10 anos que vive no corpo do sexo oposto. Ao final do Verão e com o início das aulas, Laure precisa revelar sua verdadeira identidade, pois deve enfrentar mais um ano da escola. Tudo isso de forma profunda, porém singela. O filme é lindo e venceu no ano pasado o prêmio Teddy Bear – de cinema LGBT, do Festival de Berlim.

No Sul, o filme está em cartaz em Porto Alegre no Espaço Itaú de Cinema Porto Alegre, Sala 8.

Assista o trailer de Tomboy:


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS