Arquivo

Grupo Somos de Porto Alegre fecha as portas por falta de verbas

Redação Lado A 31 de Janeiro, 2012 16h44m

COMPARTILHAR


Há 10 anos, um grupo dinâmico ofereceu nova proposta ao terceiro setor, no trato das questões LGBT. Nascia o Grupo Somos Comunicação, Saúde e Sexualidade, sediado em Porto Alegre, um grupo foi fundado por profissionais de nível superior, com formação política e situação financeira diferenciada da maioria das organizações do tipo. O trabalho virou referência, sempre inovando e com abordagens mais profundas, pregando o controle social e a transparência, atuando com enfoque na comunicação, cultura e educação. A instituição sempre enfrentou o dilema de trabalhar com poucos recursos, já que os projetos não custeiam salários dignos e muito menos gastos com estrutura, entre outros.

Após comemorar uma década de existência, em Dezembro último, a diretoria do grupo decidiu fechar as portas. O futuro do Somos é incerto. No momento, ele deixa de atender ao público e passa a se dedicar aos poucos projetos e compromissos que ainda restam. “Serviços gratuitos como assessoria jurídica a pessoas vítimas de discriminação e violência, distribuição de insumos de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, manutenção de grupos de convivência, realização de oficinas educativas e o acesso ao acervo documental com mais de 2 mil ítens, entre livros e filmes serão suspensos, sem data para reativação”, diz o comunicado do Somos.

A instituição acusa o descaso do poder público com as organizações não governamental, comprometendo o controle social – a fiscalização do poder público pelos cidadãos. Segundo o Grupo, nestes 10 anos houve incessantes investimentos por parte dos colaboradores da instituição para o pagamento de aluguel, telefone, entre outras contas. Porém, sem projetos, manter a instituição fica inviável. “Apesar da crise, a qual somos submetidos, pelo descaso político, nós não calaremos nossa voz e manteremos nossas ações de incidência política e de Controle Social das políticas públicas”, afirma Sandro Ka, coordenador geral do SOMOS.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS