Arquivo

HIV: 30% dos leitores da Lado A se testam anualmente para saber sorologia

Redação Lado A 18 de Janeiro, 2012 18h07m

COMPARTILHAR


Nossa enquete mais recente aponta que não há um comportamento padrão frente a epidemia da AIDS. Apesar das campanhas, preservativos gratuitos e muita informação, as pessoas ainda transam sem o preservativo, não se testam e ignoram os riscos. Nossa pesquisa começou em razão do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, 1º. de Dezembro, e se estendeu o início até janeiro e perguntava quantas vezes os leitores se testaram para o HIV em2011. A idéia era que eles também percebessem a necessidade de se testarem e levantar como anda a testagem entre nossos leitores. Enquanto 30% afirmaram que se testam regularmente, 27% afirmaram que nunca haviam feito o teste na vida.

Uma minoria mas um número razoavelmente considerável, tomou a atitude mais segura frente o HIV e transou apenas com o preservativo, por isso não se testaram: 8% afirmaram que dispensaram o teste pois aderiram a camisinha 100%. Já 7% afirmaram que não se testaram pois possuem parceiro fixo. 1% afirmou que não sentiu necessidade de fazer o teste pois o parceiro fez, o que é um erro, já que o diagnóstico é individual. E 11% admitiram que passaram por situação de risco e por isso fizeram o teste, lembrando que a janela imunológica da maioria dos testes é de 3 meses, ou seja, para o vírus ser detectado, é preciso esperar 90 dias.

Outro grupo que preocupa é formado por aquelas pessoas que não encaram o assunto com a seriedade devida: 16% disseram “Não… Tem coisas que é melhor não saber…”, ou seja, ignoram o assunto por medo e colocam em risco não apenas a saúde deles, mas também a de seus parceiros.

Vale a pena lembrar que o teste de HIV é gratuito, anônimo e, em diversas unidades de saúde especializadas, o exame é feito por meio de um teste rápido que precisa apenas de uma gota de sangue e o resultado sai em menos de meia hora. Faça!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS