Arquivo

Campanha Carnaval Sem Preconceito é lançada pela prefeitura do Rio

Redação Lado A 15 de Fevereiro, 2012 17h26m

COMPARTILHAR


Nesta terça-feira, a Prefeitura do Rio lançou a campanha “Rio Carnaval Sem Preconceito”, que começou no ano passado, criada pela Coordenadoria Especial da Diversidade Social (CEDS). Mais uma vez, a campanha invadiu o programa Big Brother Brasil e a mídia, propondo tolerância zero contra o preconceito.

Este ano, a campanha está maior e ganhou reforços de peso como o samba-enredo composto pelos famosos sambistas Arlindo Cruz e Luana Carvalho. Entre as ações do projeto estão a conscientização de foliões cariocas e turistas contra os mais diversos tipos de preconceito e as formas de denunciá-los. A campanha estará nas ruas com bandeiras, camisetas, panfletos, além de mídia.
 
Na manhã desta terça feira, em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, foi lançada oficialmente a campanha. O secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira, representando o prefeito Eduardo Paes, falou da importância do poder público na luta contra o preconceito: “O tema do preconceito, além de suprapartidário, é transversal, de grande abrangência. Não tenho dúvida da capacidade da Coordenadoria de mobilizar e fazer com que o tema ganhe visibilidade dentro de todos nós, nossa indignação com o preconceito”.

Para o coordenador da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, a campanha abrange todo tipo de preconceito e toca direto na população: “Nossa intenção é apresentar uma campanha que fale pelos Direitos Humanos de todo e qualquer cidadão, independente de sua orientação sexual, de sua raça, de religião. Estamos falando em direito do cidadão. Como diz bem a letra, sem cor e sem crença, vale tudo em nome do amor”.

Assista o samba enredo da campanha, recheado de imortais do samba (Veja a letra abaixo):

Rio Carnaval Sem Preconceito

(Arlindo Cruz / Luana Carvalho)

É VERÃO, A CIDADE ESTÁ EM FESTA
É O REINADO DA ALEGRIA
TRAGA AS SUAS FANTASIAS
MANDE EMBORA O DESAMOR

DE PÉ NO CHÃO NÃO EXISTE DIFERENÇA
NEM DE COR E NEM DE CRENÇA
VALE TUDO EM NOME DO AMOR
SAMBA É TRADIÇÃO NO MEU RIO DE JANEIRO
UM REDENTOR PRA ABRAÇAR O MUNDO INTEIRO

VEM SER MAIS UM
UM SER DE PAZ NA MULTIDÃO
DEIXAR FALAR SEU CORAÇÃO
SER CARIOCA NO PRAZER DE SONHAR

FOLIÃO, TER LIBERDADE É NÃO TER MEDO
SACODE A POEIRA E BATE NO PEITO
O RIO É CARNAVAL SEM PRECONCEITO

TOLERÂNCIA ZERO COM A DISCRIMINAÇÃO
VOCÊ QUER, EU QUERO
MAIS RESPEITO E INCLUSÃO
FELICIDADE É O NOSSO DIREITO
VAMOS LÁ, MEU RIO CARNAVAL SEM PRECONCEITO

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS