Arquivo

Famosos brasileiros participam de campanha em prol de casais homoafetivos

Redação Lado A 30 de Março, 2012 20h25m

COMPARTILHAR


No dia 12 de abril, será lançada no Brasil uma campanha em prol do casamento igualitário, diferentes personalidades e instituições irão declarar em público o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo com os mesmos direitos dados aos casais heterossexuais.
Nos Estados Unidos, alguns famosos já abraçaram campanhas em defesa dos homossexuais. O mais recente apoio contou com nomes como Brad Pitt e George Clooney que encenaram, ao vivo, via You Tube, uma peça sobre o casamento gay. No Brasil, a campanha “Casamento Igualitário” conta também com diversas colaborações. Entre os principais apoiadores estão Caetano Veloso, Chico Buarque, Arlete Sales, Cauã Reymond, Sérgio Loroza e Ney Matogrosso.

A iniciativa é encabeçada pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL), que propõe um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que garante o direito a casais homoafetivos. O projeto pretende alterar o texto do artigo 226 da Constituição Federal que, entre outras coisas, diz:

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§1º–O casamento é civil e gratuita a celebração.
§2º–O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.
§3º–Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. 

Caso a proposta seja aceita, o novo texto do artigo 226 será:
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§1.ºO casamento é civil e é gratuita sua celebração. Ele será realizado entre duas pessoas e, em qualquer caso, terá os mesmos requisitos e efeitos sejam os cônjuges do mesmo ou de diferente sexo.
§2.ºO casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.
§3.ºPara efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre duas pessoas, sejam do mesmo ou de diferente sexo, como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

A campanha, que pode ser acessada através do site http://casamentociviligualitario.com.br/ conta com alguns teasers de celebridades afirmando o apoio à causa.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS