Arquivo

Filme Novela das Oito aborda ditadura, anos 70 e conta com beijo gay

Redação Lado A 28 de Março, 2012 19h24m

COMPARTILHAR


Uma homenagem à teledramaturgia brasileira, o longa “Novela das 8” promete levar os espectadores para o universo colorido da discoteca, afirma o diretor Odilon Rocha. Na última terça-feira (27), aconteceu a premiére do longa-metragem que reuniu o elenco e convidados no Rio de Janeiro e, apesar de ainda não ter estreado no circuito comercial nas telonas, o “Novela das Oito” já é premiado, tendo recebido o título de melhor roteiro no Festival do Rio, em 2011.

O filme tem como plano de fundo a novela Dancin Days, de Gilberto Braga, que influenciou a moda, a música, o comportamento e o pensamento dos brasileiros na década de 70. A narrativa conta a história de um grupo de pessoas que que cultua as novelas e a disco music, e têm as suas vidas afetadas pela ditadura militar.

Entre os personagens do filme encontra-se João Paulo, interpretado por Mateus Solano, diplomata que se sente estrangeiro no próprio país quando retorna ao Brasil após a morte do pai. João acaba conhecendo o jovem Caio (Paulo Lontra), que foi criado pelos avôs e conta com a ajuda de Mônica (Thaís Müller) na luta para ser aceito como gay. O diplomata e o jovem iniciam um relacionamento que garante ao filme um beijo gay. Ambos os personagens se “libertarão” durante a trama. O diplomata por, finalmente, perceber a sua homossexualidade, e o jovem por experimentar pela primeira vez uma relação homossexual.

O roteiro, que se passa exatamente no ano de 1978, período que o país ainda estava sob a ditadura do presidente Ernesto Geisel, conta com a personagem Amanda, uma prostituta vivida por Vanessa Giácomo e que é viciada no drama televisivo que norteia a história; e Dora, empregada de Amanda que é interpretada por Claudia Ohana.

O filme estreia nos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira, dia 30.

Assista ao trailer de Novela das Oito:


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS