Arquivo

Grupo Dignidade completa 20 anos com bolo e cerimônia em Curitiba

Redação Lado A 20 de Março, 2012 00h17m

COMPARTILHAR


Na última quarta-feira, dia 14, a sede do Grupo Dignidade foi tomada por mais de 70 pessoas que foram prestigiar o aniversário do grupo gay mais antigo do Sul do país que celebrou duas décadas de serviços prestados à comunidade LGBT. A importância do Dignidade não é apenas local. O grupo ajudou a fomentar a criação da ABGLT, Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros; foi pioneiro no reconhecimento de utilidade pública federal, criou manuais e know how utilizado pela maioria dos outros grupos gays do país. Dos tempos de vacas gordas, hoje, o grupo enfrenta uma realidade comum ao terceiro setor da área de prevenção ou educação: as verbas migraram, e a realidade é outra. Mesmo assim a data foi de festa e memória.

Na noite especial, muitos jovens, parceiros históricos, políticos e o casal fundador do grupo Toni Reis e David Harrad, este inglês, que protagonizou com seu companheiro um drama pessoal, que fortaleceu a necessidade de um grupo em luta pelos direitos dos gays na cidade. Quando da deportação de David, que levou o casal ao Fantástico para denunciar que o Brasil não reconhecia a união do casal, nos idos dos anos 90. De uma reunião de duas pessoas no apartamento do casal, até uma instituição que hoje abarca três salas comerciais próprias onde funcionam um centro de referência, uma biblioteca e os escritórios da ONG. São 20 anos de momentos gloriosos e trágicos, muitos protestos, até rupturas necessárias para se manter fiel ao ideal inicial. Muitos militantes partiram e muitos chegaram nessa história de renovação e superação que se confunde com a dos fundadores.

“Estou muito feliz. Há 20 anos, no nosso apartamento, eu e o David convidamos um monte de gente para reunião de fundação do Grupo. Não apareceu ninguém. Então nós dois, sozinhos, começamos a discutir o que poderíamos fazer. A gente mesmo tinha dificuldades de falar sobre nossas demandas”, lembrou Toni Reis aos presentes. Após as breves falas de militantes e convidados, o público conferiu um selo comemorativo a data, e posteriormente foram a outro recinto onde comes e bebes esperavam os convidados.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS