Arquivo

Livro sobre imprensa gay é lançado em São Paulo

Redação Lado A 29 de Março, 2012 23h14m

COMPARTILHAR


Vencedor da primeira edição do Folha Memória, uma iniciativa do jornal Folha de São Paulo que financia pesquisas sobre o jornalismo no Brasil, o livro “Imprensa Gay no Brasil” foi lançado nessa quarta-feira (28). A publicação resgata praticamente meio século da história da imprensa gay e sua visão sobre a comunidade LGBT no Brasil e é assinada pela jornalista Flávia Péret.

O lançamento do livro foi precedido por um debate que reuniu a autora, o deputado federal e também jornalista Jean Wyllys, o escritor e crítico João Silvério Trevisan, autor da obra “Devassos no paraíso” e integrante do pioneiro “Lampião da Esquina”, além do psicanalista Francisco Daudt. O evento aconteceu no Museu de Arte Moderna.

Em 1978, durante a ditadura militar, surgiu o “Lampião da Esquina”, primeiro jornal assumidamente homossexual que circulou no país, e que também é retratado no livro. As edições do jornal estão disponíveis no site da Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), de Curitiba, que executou um projeto do Ministério da Cultura e restaurou e digitalizou todas as edições do histórico periódico.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS