Arquivo

Secretário Geral afirma que ONU tem o dever de defender os direitos de LGBT em sessão histórica contra a homofobia

Redação Lado A 09 de Março, 2012 22h12m

COMPARTILHAR


Na última quarta-feira (07) em Genebra, na Suíça, o atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas, o sul coreano Ban-Ki Moon, destacou em seu discurso que é preciso acabar com a discriminação contra a orientação sexual e a violência contra a mulher. “Vidas estão em jogo e é dever da ONU proteger os direitos de qualquer pessoa, em qualquer região. Deixe-me dizer àqueles que são lésbicas, gays, bissexuais, travestis ou transexuais: vocês não estão sozinhos”, declarou Ban-Ki Moon na abertura da primeira audiência das Nações Unidas para debater a violência em razão da orientação sexual.  A brasileira Irina Bacci representou o Brasil e o Conselho Nacional LGBT, do qual é vice presidenta, na reunião.

De acordo com Moon, muitos países evitam discutir sobre os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O secretário ainda considerou a violência contra essa parcela da população uma “tragédia monumental” que demonstra uma “mancha em nossa sociedade. 

No mundo, pelo menos 76 países mantêm leis que criminalizam relações que envolvem lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A representante brasileira destacou que no Brasil é preciso combater o preconceito nas esferas públicas e privadas. Com uma participação discreta, a representante brasileira reforçou que a as diversas formas de discriminação contra LGBT precisam ser combatidas. “Uma série de crimes contra as pessoas LGBT são realizadas em ambientes privados. No Brasil, as violações são maiores nas escolas, locais de trabalho e na família. É fundamental, portanto, que transformar a cultura em lugares privados, bem como a arena pública”, defendeu Irina.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS