Arquivo

Concurso Miss Universo volta atrás e autoriza participação de modelo transexual canadense

Redação Lado A 10 de Abril, 2012 19h37m

COMPARTILHAR


Jenna Talackova, de 23 anos, participará no próximo dia 19 de maio na edição canadense do Miss Universo. Escolhida para representar a sua cidade, Vancouver, ela acabou desclassificada no mês passado, depois que a organização descobriu que ela havia nascido homem. Ela denunciou nas redes sociais que estava sendo vítima de preconceito por ser transexual e ganhou apoio em todo o mundo. Com a repercussão do caso, o concurso Miss Universo, promovido pelo magnata Donald Trump, mudou seu regulamente e passou a permitir a entrada de candidatas transexuais.

Paula Shugart, presidente da Organização Miss Universo, defendeu que a entidade luta historicamente pelos direitos das mulheres: “temos uma longa história de apoio à igualdade para todas as mulheres, e isso é algo que levamos muito a sério”. Para a GLAAD, Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação, “As transexuais ainda têm negada a igualdade de oportunidades em termos de habitação, emprego e saúde. A decisão de hoje está em consonância com o crescente apoio público às transexuais de todo o país”, diz o site da entidade que se manifestou depois da denúncia de preconceito contra Jenna.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS