Arquivo

EUA: Pesquisadores eliminam vírus HIV em ratos de laboratório

Redação Lado A 23 de Abril, 2012 18h19m

COMPARTILHAR


Uma nova informação reabre a esperança de dura mais de 30 anos de se encontrar a cura para a AIDS. Um estudo da UCLA (Universidade da Califórnia) publicado este mês na revista PLoS Pathogens conseguiu por meio do tratamento com células tronco, modificadas geneticamente, eliminar um similar ao vírus HIV em animais infectados. “Ainda estamos em uma fase muito inicial, não queremos alardear uma ideia que, em testes futuros, possa falhar”, afirmou Scott G. Kitchen, autor da pesquisa e professor da Divisão de Oncologia e Hematologia da UCLA.

As células tronco são modificadas com os receptores dos leucócitos que combatem o vírus, com isso, as células tronco ficam programadas para caçar e matar o vírus do HIV. Em seguida, há um aumento do número de leucócitos nos pacientes, aumentando o poder do organismo de combater o HIV. 

A idéia é que o estudo ajude a nortear as novas pesquisas e ao invés de se estudar como combater a reprodução e controle do vírus, haja um caminho para se pensar na eliminação do vírus em organismos infectados. Em 2010, um homossexual alemão portador do vírus HIV afirmou ter sido curado após um transplante de medula óssea para curar a sua leucemia. Depois da cirurgia, ele não apresentou mais carga viral para o HIV.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS