Arquivo

Parada de Maringá não usará imagem polêmica e arcebispo promete maior diálogo com a comunidade

Redação Lado A 17 de Abril, 2012 15h22m

COMPARTILHAR


Um encontro nesta terça-feira selou a paz entre a Arquidiocese de Maringá e organizadores da I Parada Gay do município de pouco mais de 500 mil habitantes do Norte do Paraná. Entre os participantes da reunião ocorrida na sede da Igreja Católica, estavam o arcebispo metropolitano Dom Anuar Battisti e o jornalista Luiz Modesto, do site Maringay, organizador do evento. O religioso chegou a prometer levar as demandas da comunidade gay para a 50ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece esta semana em Aparecida, São Paulo.

A Parada Gay de Maringá não usará a imagem da catedral e o cartaz oficial trará apenas o céu como imagem de fundo. Modesto afirma que o cartaz polêmico nunca foi o oficial do evento  as que era um trabalho livre da designer Elisa Riemer. Sobre a retirada da imagem da internet, foi compreendido ser impossível, já que a mesma se espalhou por toda a rede de forma viral. “No entanto, este nunca foi o cartaz de divulgação da Parada Gay. O oficial, que usaremos para publicação, é bem mais simples”, destacou Modesto que até ontem defendia o uso da imagem da catedral. “Peço desculpas se alguém se ofendeu com a imagem, não era essa a nossa intenção. Desejávamos apenas abrir um canal de diálogo com a Igreja, e o propósito foi alcançado”, afirma o rapaz que é gay e pré candidato a vereador na cidade.

Modesto levou ao encontro dados sobre suicídios de adolescentes gays e da violência contra LGBT. “Levei alguns dados de suicídio entre adolescentes gay, de violência contra LGBT e assassinato de travestis nos municípios da arquidiocese. O arcebispo comoveu-se. Concordamos que direcionar as atenções para os casos de violência contra o ser humano é muito mais relevante que a polêmica causada pelo cartaz”, comentou o jornalista que afirma que além de levar o tema à CNBB, o arcebispo prometeu estudar a criação de uma pastoral da diversidade no município, como já acontece em alguns estados brasileiros.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS