Arquivo

Transexual ensina ética no lugar de religião em escola do Rio Grande do Sul

Redação Lado A 21 de Abril, 2012 02h38m

COMPARTILHAR


A professora Marina Reidel, de Montenegro, de pouco mais de 30 mil habitantes, a 66 quilômetros de Porto Alegre, é transexual, sonha alto e corre atrás. Depois de mais de 30 anos para concluir seu sonho de se transformar em uma mulher, veio um novo desafio em sua vida.

Após batalhar para se graduar em Artes, morar na capital e regressar para sua cidade natal, ao voltar de uma licença para realizar procedimentos para se tornar mais feminina, em 2006, foi escalada para dar aula de religião. Confusa inicialmente, por ser um assunto que discorda que seja parte do currículo de uma escola estadual, não pensou duas vezes: propôs a troca da aula de religião por ética na escola escola estadual Rio de Janeiro, e deu certo. Conseguiu não apenas retirar as aulas de religião do currículo da escola como colocar em pauta temas importantes.

Mestranda em Educação pela Universidade do Rio Grande do Sul, em 2013 ela apresenta sua sobre 40 professoras travestis e transexuais espalhadas por escolas de todo país e depois sonha em concluir seu sonho de fazer a cirurgia de mudança se sexo. Por conta da revolução que promoveu, ao levar assuntos como homofobia, aborto, racismo e drogas no programa das aulas de Ética Cidadania, Marina deve ir trabalhar na Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e ainda sonha com um doutorado.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS