Arquivo

Satyricon Delírio é orgasmo em forma de espetáculo teatral

Redação Lado A 08 de Maio, 2012 22h55m

COMPARTILHAR


O grupo teatral curitibano Delírio dá vida à versão do dramaturgo paranaense Edson Bueno ao texto Satyricon, do autor romano Petrônio, datado de mais de 2000 mil anos. Forte para a época e mais ainda aos dias de hoje, só restaram fragmentos da sátira original que fala sobre os três amigos atrapalhados que se metem entre orgias e festas em homenagem a deuses da beleza, amor e sexo. Com teor homossexual, a peça retrata o amor de Encolpius pelo luxurioso jovem Giton em um triângulo amoroso, ou sexual, com o jovem sem pudores e bissexual Asciltos.

Na versão curitibana, rituais musicais contemporâneos e críticas à sociedade atual se misturam sem perder o tom de sátira do texto. Recheado de linguagem vulgar, assim como o original, tem pitadas de erotismo, pornografia, pudores e desejo. A peça pega pesado para criar um desconforto crucial para a verdadeira experiência que Satyricon Delírio nos presenteia. No elenco do Grupo Delírio, 34 atores trazem a montagem que leva a platéia de modo hipnótico ao êxtase, sem poupar o público do constrangimento, diante do nu, da simulação do coito em suas diversas vertentes, da discussão sobre sexo ou sexualidade. Impossível sair indiferente. Com ajuda do lúdico e do ritualístico, o público é transportado para uma dimensão onde o íntimo é discutido por meio dos mais profundos sentimentos que afloram. Uma viagem, um delírio que culminam em uma ode a Príapo ou o deus pênis.

Com participação dos consagrados atores Regina Vogue e seu filho Maurício, a peça é uma surpresa para que tem a capacidade de apreciar a arte, a vida, a diversidade e não tem medo de explorar o pouco visitado terreno do auto conhecimento. Surpresa maior ainda por ter sido criada – mesmo sem muito apoio – na tradicionalíssima e antiquada capital parananse.

Quando: Até 27 de Maio quinta a sábado às 20h e domingos às 19h
Onde: Espaço Cênico, R. Paulo Graeser Sobrinho, nº305 – Bom Retiro
Quanto: de R$ 15 a R$30
Censura 18 anos

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS