Arquivo

GNT traz documentários inéditos sobre como é ser gay pelo mundo

Redação Lado A 27 de Junho, 2012 18h57m

COMPARTILHAR


No mês de junho, o canal a cabo GNT estréia quatro novos documentários sobre diversidade sexual, em programação especial pelo mês do orgulho gay. Nesta quarta estréia “O Pior Lugar Do Mundo para Ser Gay”, da cineasta Tanaz Eshaghian, que exibe a viagem do DJ britânico Scott Mills – militante dos direitos dos gays – a Uganda, onde fazer sexo homossexual é crime e a pena é a morte. Sem julgamentos, homossexuais são linchados em praça pública pela população que apóia o massacre a gays. Famílias também pagam o preço se não denunciarem o parente homossexual e a rotina de medo e terror é explicitada durante o documentário. A cineasta entrevista um pastor que acredita que gays tranformam outras crianças em gays e por isso devem ser combatidos.

Em “Saindo do Armário em Mumbai” é mostrado como ser gay na Índia ainda é um tabu, mesmo após a abolição da lei Vitoriana que vigorou até 2009 e que proibia sexo entre homens.  O documentário “Os Transexuais no Irã” conta o drama de homossexuais em um país que castra os homens afeminados a fim de que se tornem mulheres e não figurem na sociedade como homossexuais. Já “Para Minha Esposa” narra a saga de Charlene Strong, dos EUA, que após a morte de sua companheira, em 2006, viajou por todo o país defendendo o casamento igualitário e pelos direitos dos casais homossexuais.
 
Veja as sinopses dos filmes:
 
Saindo do Armário em Mumbai – dia 25/06, às 23h15
Após o governo indiano ter abolido, em 2009, a lei que proibia e criminalizava a união homossexual no país, o cenário LGBT se fortaleceu na Índia. O documentário acompanha a vida de três ativistas do movimento LGBT e as preparações para a comemoração de um ano de liberdade sexual no país. Veja um trecho.
 
Os Transexuais no Irã – dia 26/06, às 23h15
Um documentário perturbador que expõe o remédio amargo que o Irã propõe para gays e lésbicas. A cineasta Tanaz Eshaghian explora o mundo das cirurgias de mudança de sexo – totalmente financiada pelo Estado. Essas operações cirúrgicas são realizadas num esforço para deixar os homossexuais em conformidade com as normas teocráticas do Irã. Veja trecho.
 
O Pior Lugar Do Mundo para Ser Gay – dia 27/06, às 23h15
Nesse documentário, Scott Mills viaja para Uganda, onde a pena de morte poderá ser adotada para aqueles que forem gays. O DJ da Radio BBC1, homossexual assumido e respeitado na Inglaterra, descobre o que é viver numa sociedade que processa pessoas como ele e se encontra com aqueles que estão liderando a campanha do ódio.
 
Para Minha Esposa – dia 28/06, às 23h15
O documentário retrata a luta de Charlene Strong pelos direitos dos casais homossexuais. Charlene se tornou uma ativista após a trágica morte de sua companheira, em 2006. Após esse acontecimento, a ativista viajou pelos EUA defendendo a sua causa e sua voz chegou a atingir o senado norte americano.
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS