Arquivo

Lésbicas acionam pela primeira vez lei antidiscriminação no Chile

Redação Lado A 07 de Agosto, 2012 19h50m

COMPARTILHAR


Duas universitárias lésbicas de Providência, Pamela Zapata e Carla de la Fuente, entraram com uma ação contra o Motel Marin 014, por negar acesso em razão da homossexualidade do casal. É a primeira vez que a lei Zamúdio, criada em 12 de julho deste ano é evocada. As mulheres falavam com o gerente do local enquanto viam casais heterossexuais entrarem no local e a elas ser dito que não havia mais vagas.

O jovem de 24 anos Daniel Zamúdio foi espancado e morreu em março deste ano no Chile, supostamente agredido por radicais de extrema direita do país. O garoto recebeu homenagem póstuma da Presidência da República por meio de promulgação da lei que leva seu nome, a lei Zamúdio. A lei estabelece a não discriminação sócio-econômica, religiosa ou sexual.

O Presidente Piñera declarou “sinceras condolências e apoio aos familiares de Zamudio” após o assassinato do jovem e acrescentou “este ataque não foi somente aos ataques às famílias, mas sim aos valores fundamentais e principais de nossa nação”. Em poucas semanas, o Congresso aprovou a lei apresentada por decreto presidencial.

O crime chocou o Chile, reconhecida como uma das nações com maior Índice de Desenvolvimento Humano do continente. O rapaz foi torturado durante horas antes de ser abandonado em local ermo. Daniel ficou 22 dias em coma induzido antes de falecer.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS