Arquivo

Remédio de prevenção ao HIV aprovado nos EUA pode mudar perfil de enfrentamento da epidemia

Redação Lado A 08 de Agosto, 2012 00h58m

COMPARTILHAR

TAGS


O medicamento Truvada foi reconhecido em julho deste ano pela Agência Federal de Alimentos (FDA) dos Estados Unidos com eficaz para combater a transmissão do vírus HIV, causador da AIDS.

A droga já era aprovada pelo FDA, desde 2004, órgão regulador americano, para tratamento de Aids e profilaxia pós-exposição de risco.  Criado pelo laboratório Gilead Sciences, o Truvada é reconhecido como primeira pílula para ajudar na prevenção ao HIV em grupos de alto risco. Um estudo de três anos sugere que doses diárias do medicamento reduzem o risco de infecção em homens homossexuais saudáveis em 44% a 73%, quando acompanhados por orientação e pelo uso de preservativo, ressalta a pesquisa. 

 
“O Truvada é para ser utilizado na profilaxia prévia à exposição, em combinação com práticas de sexo seguro, para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação”, ressaltou o FDA. A aprovação do medicamento pode causar uma falsa sensação de proteção, já que promete combater a transmissão do vírus. Pessoas com uso contínuo do medicamento podem entender que não necessitam mais usar o preservativo. Esta opinião foi compartilhada pela Aids Healthcare Foundation.
 
No Brasil, o Truvada não está disponível na rede pública, que opta por outras drogas similares e de menor custo, mas o medicamento está registrado no país e pode ser receitado e comercializado normalmente.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS