Arquivo

Tribunal russo nega pedido de realização de Parada Gay em Moscou nos próximos 100 anos

Redação Lado A 21 de Agosto, 2012 13h11m

COMPARTILHAR

TAGS


Na última sexta-feira, o Tribunal Superior de Moscou rejeitou um pedido de autorização da organização da Parada Gay de Moscou que solicitava que nos próximos 100 anos o evento fosse autorizado pela Justiça, eliminando uma decisão anterior que proibia qualquer manifestação homossexual nas ruas de Moscou. O pedido do ativista Nikolai Alexeyev é uma forma de expor a homofobia russa que vem proibindo a realização da manifestação gay na capital do país. O tribunal classificou como “baderna pública” a parada gay e não a autorizou entre os anos de 2008 e 2010.
 
O militante pretende levar uma apelação ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.  Em 2010, a Corte Européia de Direitos Humanos acolheu os argumentos do ativista e o tribunal de Estrasburgo condenou a Rússia a pagar 12 mil euros (30 mil reais) a Alexeyev por danos morais e ainda mais de 43 mil reais em honorários ao advogado.  Na nova decisão, o tribunal reafirmou que considera o evento uma desordem em via pública e reforçou que a maioria da população discorda de sua realização.
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS