Arquivo

Situação chata

Redação Lado A 01 de Outubro, 2012 16h33m

COMPARTILHAR


Ficaram fora da Parada da Diversidade de Curitiba tanto o coordenador do evento nos últimos 7 anos Márcio Marins (à esq.), quanto o apresentador das três últimas edições, Ender Love (à dir.) O mega evento ocorreu neste domingo no Centro Cívico, em Curitiba, e mobilizou mais de 150 mil pessoas em uma tarde quente de sol.

Marcio Marins é candidato a vereador pelo PSB e a cúpula da APPAD – Associação Paranaense da Parada da Diversidade – seguindo a lei eleitoral, vetou a participação de candidatos ou qualquer manifestação político-partidária no evento. Como Ender Love manifestou na última semana em vídeo apoio a um candidato a prefeito, acabou fora do evento. Apesar de aparentemente injusta, a decisão da entidade foi feliz ao manter o evento independente, sem que virasse um palanque eleitoral.

Ender se sentiu desprestigiado e promete processar a entidade, que manifestou por meio de uma nota oficial a decisão de retirar o convite ao apresentador de TV que quase chorou ao vivo na tarde de quinta-feira, ao dizer que não iria ao evento por motivo de “força maior”. Marins compareceu ao evento mas não pode subir em trio ou no palco, ou ter a sua presença comentada.

Confira abaixo a nota de resposta da APPAD ao apresentador:

Resposta oficial da coordenação da Associação da Parada da Diversidade
28 de Setembro de 2012 | Categoria: Parada 2011
Prezado Ender,
 
A Associação da Parada da Diversidade vem a público manifestar-se a respeito de seus questionamentos sobre o fato de, exclusivamente esse ano, você não ser o apresentador da Parada da Diversidade LGBT.
 
A Parada da Diversidade, todos os anos, é organizada coletivamente em reuniões abertas a toda comunidade, que são amplamente divulgadas nas redes sociais e deliberam sobre o evento por meio de uma plenária, que sempre teve suas opiniões respeitadas e acatadas pela organização do evento. Em uma das reuniões, um dos presentes, que não faz parte da diretoria, questionou o fato de você ser o apresentador dos shows esse ano, tendo em vista que a sua imagem está intimamente vinculada à campanha política de um dos candidatos ao cargo de prefeito de Curitiba. Em discussão geral, foi constatado que sua colaboração como apresentador poderia passar a imagem errônea de que a Associação da Parada apoia determinado candidato, o que é expressamente proibido pelo Tribunal Regional Eleitoral, de acordo com a resolução 23370/2011, pois a Parada da Diversidade é um evento que recebe apoio dos governos federal, estadual e municipal, portanto, não pode estabelecer ligação com candidato algum, ou seja, caso isso acontecesse, a Associação da Parada da Diversidade poderia vir a sofrer sanções. Para saber detalhadamente sobre tal medida, a diretoria da APPAD consultou a presidência do TRE, bem como a 4ª zona eleitoral. A APPAD também quer ressaltar que, em momento algum, você foi excluído da participação da Parada, pois tal atitude seria ditatorial e inviável, afinal, o evento é aberto ao público.
 
A Associação da Parada é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mas mesmo assim é uma instituição privada, ou seja, possui diretores que são responsáveis pelas tomadas de decisão da instituição. Caro Ender, você, como um dos diretores, tem voz ativa para opinar e votar sobre o que ocorre na Parada da Diversidade, assim como todos os outros membros da diretoria, mas em 2012 não pudemos contar com a sua presença em nenhuma das reuniões de organização do evento. Também queremos destacar, que os apresentadores da
Parada da Diversidade não são fixos, ficando a critério de a diretoria decidir quem apresentará ou não o evento e, mesmo assim, a diretoria sempre teve uma postura aberta e prezou pela participação de todos os associados e não associados, pois entendemos que a APPAD é uma instituição que visa garantir a cidadania da população LGBT, e isso só será possível com a participação de todo (a) cidadão e cidadã.
 
A APPAD, desde 2005, vem atuando anualmente na defesa e promoção dos direitos humanos da população LGBT e, sem a menor sombra dúvida, é contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação, por isso mesmo viemos a público expressar que não o discriminamos ou excluímos, apenas cumprimos o que é decidido nas reuniões da organização. Então, os interessados em saber o que é decidido nas reuniões da APPAD, devem participar das mesmas na sede da organização.
 
Sem mais, colocamo-nos à sua disposição para dialogar e, possivelmente, elucidar qualquer tipo de indisposição.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS