Arquivo

Arte e protesto: Artista russo faz exposição de nu com conterrâneos contra homofobia

Redação Lado A 30 de Outubro, 2012 19h12m

COMPARTILHAR

TAGS


No último fim de semana, na 287 Spring Gallery, em New York, teve um preview da exposição Asylum, do fotógrafo e cineasta Alexander Kargaltsev. “A nudez dos modelos é um posicionamento visual poderoso, embutido de simbolismo. Eles não estão despidos mas nus, pois tiveram coragem de se desfazer de muitas camadas de medo e surgir ao mundo sem cobertura, vulneráveis, mas ainda sim com orgulho”, descreve assim o curador Ivan Savvine o trabalho.
 
Os modelos são gays russos que abandonaram sua terra natal, muitas vezes por causa da violência e discriminação, incluindo casais. As fotos foram tiradas em pontos icônicos de Nova York, alguns dele no Central Park e outros no Brooklin. O próprio artista abandonou a Rússia em 2010 após ganhar uma bolsa na New York Film Academy e se radicar na cidade. O projeto transformou as fotos em um catálogo, disponível para venda. O corpo como uma forma de auto exílio, ou auto censura, é uma das propostas exploradas pelas imagens.
 
O trabalho é uma resposta ao recente aumento da homofobia na Rússia depois que políticos começaram a criticar os gays publicamente e a proibir paradas gays de forma violenta. Em algumas cidades, como São Petersburgo, foram criadas leis que proíbem a manifestação da temática gay ou discussão do assunto em público.
 
Confira alguma das fotos da mostra abaixo (Alerta –  Imagens de nu frontal): 
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS