Arquivo

Eleições Curitiba: Candidato Ratinho Junior cita colaborador gay em debate

Redação Lado A 02 de Outubro, 2012 21h29m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta segunda-feira, um dia após a realização da Parada da Diversidade de Curitiba, os candidatos à prefeitura da capital paranaense se reuniram para o penúltimo debate ao vivo do primeiro turno destas eleições. O debate da Rede Independência de Comunicação, RIC, afiliada da Rede Record no Paraná e Santa Catarina, foi tenso, com dinâmica que favorecia o enfrentamento mas que oferecia pouco tempo para o desenvolvimento de opiniões dos candidatos. Com comentários fracos da moderadora, troca de farpas e ataques pessoais, não houve muitas surpresas.

 
Um dos destaques foi a participação do candidato, Bruno Meirinho, do PSOL, que deu respostas criativas – alguns disparates divertidos – e protagonizou um momento interessante para a comunidade LGBT. Ele defendeu o fim da homofobia, do machismo e da intolerância abertamente e disse que participou da Parada da Diversidade no dia anterior, lembrou que acredita que seria importante que os candidatos também tivessem participado. Em pergunta direta ao candidato Ratinho Junior, ele questionou o que o favorito nas pesquisas pensa do tema. Meirinho lembrou ainda os incidentes violentos que ocorreram após a manifestação e a fama de Curitiba como uma cidade violenta aos homossexuais.
 
Ratinho Junior já havia se manifestado em 2010 em uma entrevista de rádio contra o casamento gay e a manifestação de afeto de homossexuais em público. Chegou a dizer que não gostaria que sua filha – hoje com 9 anos – presenciasse uma cena dessas. Desta vez, Ratinho tratou de dizer que não tem nada contra e que acredita que as pessoas devem ser felizes da “maneira que acreditam que seja a certa”, mas não entrou em detalhes e reafirmou ser cristão. Ele aproveitou ainda para mandar um abraço ao apresentador de TV local Ender Love (foto), que atua em sua campanha e gravou um vídeo em sua defesa depois da polêmica da entrevista de 2010 voltar à discussão. Ratinho Jr. disse que a adesão do artista assumidamente homossexual e militante é prova de que não tem preconceito.
 
A Lado A entrou em contato na mesma hora com o apresentador, que se disse feliz com a lembrança de Ratinho e reafirmou seu apoio ao candidato. Ender não estava assistindo ao debate. Para a Lado A, com exceção do candidato do PSOL, nenhum candidato se posicionou claramente quanto a comunidade LGBT. E é consenso que a atual prefeitura peca e muito no relacionamento com a comunidade LGBT. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS