Arquivo

Curitiba: Travestis e transexuais pacientes do SUS poderão usar nome social

Redação Lado A 22 de Novembro, 2012 16h34m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta terça-feira, dia 20, a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Dra. Eliane Chomatas, assinou uma norma determinando que pessoas trans que desejarem ser chamadas pelo nome social no processo de atendimento nas unidades de saúde da Prefeitura deverão ser atendidas desta forma. A determinação foi comemorada durante solenidade que reuniu representantes dos segmentos LGBT e outras secretarias da Prefeitura.
 
“Estamos orientando nossas equipes a fazerem o cadastro dos nomes sociais dos pacientes que nos procurarem para, a partir disso, a chamá-los por essa denominação”, afirmou a Secretária. “Isso é uma prova de respeito e cidadania”, afirmou Carla Amaral, do Transgrupo Marcela Prado que desde sua fundação, em 2006, pedem mais respeito no atendimento da população nas unidades de saúde de Curitiba. A mudança também foi lembrada na conferência municipal LGBT no ano passado.
 
No novo formulário de atendimento nas unidades de saúde, que já está em desenvolvimento, ao lado do espaço para se colocar o nome haverá um campo para inclusão do nome social. Este será o nome que aparecerá nos painéis luminosos e será utilizado durante todo o atendimento para se referir ao paciente. 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS