Arquivo

Assista o documentário “Leve-me pra sair” com depoimento de 10 adolescentes gays

Redação Lado A 06 de Dezembro, 2012 17h47m

COMPARTILHAR

TAGS


Produzido pelo coletivo Lumika, o documentário de média metragem “Leve-me pra sair” ganhou o prêmio especial do júri popular do Festival Close, de Porto Alegre, em Outubro deste ano. Nele, 10 jovens entre 16 e 18 anos, bonitos, de classe média de São Paulo, discutem o peso de palavras, o que é ser gay, como é sair do armário, falam de sexo, desejos, preconceito, identidade e individualidade.
 
“Às vezes parece que só quem é homossexual tem sexualidade, nunca vi alguém perguntar da sexualidade de alguém que é heterossexual, por exemplo” diz a introdução do documentário que já começa discutindo o termo “opção” sexual, em que os jovens afirmam que se perceberam gays antes mesmo de poder fazer qualquer escolha. Eles discutem termos como gays, homossexual, bicha, viado, lésbica e a importância de se posicionar e exigir respeito.
 
“Qual a idade ideal para sair do armário? Eles sofrem homofobia, preconceito? O mundo está mudando pra melhor? Ser gay pode estar se tornando um traço de personalidade como outro qualquer, como ser moreno, gostar de rock ou saber imitar aquele apresentador engraçado da TV?” questiona o filme que foi colocado esta semana no YouTube.
 
Com opiniões distintas, cada um vê a sua homossexualidade de ponto de vista diferente. Alguns acreditam que ser gay os define, enquanto outros acreditam que é apenas mais uma parte de suas personalidades. Eles falam sobre sair do armário e como foi a experiência de se revelar gay aos pais e amigos. Mais uma vez, as histórias e percepções são diferentes mas igualmente preciosas. Eles falam em seus depoimentos sobre o estereótipos, sobre gaydar e ainda sobre trejeitos.
 
“Ao longo da sua vida você vai ouvir muitos comentários preconceituosos” relata uma das meninas. Um dos rapazes conta da vez que foi xingado gratuitamente por ocupantes de um carro que passava na rua. Eles discutem sobre machismo, intolerância e otimismo com o futuro. Como um loop, o ponto final do documentário é o depoimento inicial, mostrando que não há consenso ou verdades mas um rico baú de vivências e juventude.
 
Assista o documentário na íntegra:
 
 

 
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS