Arquivo

Brasil terá inédito julgamento de nazistas que atacaram judeus em Porto Alegre

Redação Lado A 18 de Dezembro, 2012 19h15m

COMPARTILHAR

TAGS


Uma mulher e três homens acusados de integrar uma gangue de neonazistas que em 2005 atacaram com facas e canivetes três judeus na Cidade Baixa, em Porto Alegre, serão julgados em 2013 pelo crime de nazismo. Será a primeira vez no país que um júri popular irá julgar se os acusados cometeram o crime de nazismo, que prevê até 3 anos de reclusão. O júri foi convocado para decidir sobre as acusações de tentativa de homicídio, formação de quadrilha e racismo. Mas é a discussão sobre o Nazismo que pode criar uma jurisprudência inédita no país.
 
A lei diz que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo” é crime mas a lei nunca foi aplicada no país em um júri popular, agravando outros crimes. O Ministério Público sustentou a existência de grupo que pregava o preconceito contra judeus, negros, homossexuais e punks que distribui materiais de ódio pela internet por meio de músicas, imagens e eventos. O julgamento ainda não tem data definida.
 
Na última década, 35 neonazistas foram indiciados no Rio Grande do Sul, que possui um núcleo na Polícia Civil que investiga os crimes relacionados aos movimentos neonazistas.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS