Arquivo

Gian e Maurício: Linda estória de amor traduzida em emocionante discurso de despedida feito por víuvo

Redação Lado A 24 de Dezembro, 2012 17h30m

COMPARTILHAR

TAGS


Por anos, por mais de 16 anos para ser mais exato, os moradores de Curitiba Gianfabio Precoma de Oliveira e Mauricio Ribeiro Muderno são exemplo de casal jovem, bonito e bem resolvido. Na semana passada, Gianfabio (à dir), psicólogo e professor universitário, aos 40 anos, deu adeus a esta vida, depois de lutar por mais de dois anos contra um violento câncer cerebral.
 
Deixou Maurício, que emocionado deu um depoimento lindo na cerimônia de cremação, na terça-feira passada, dia 18. O discurso foi gentilmente cedido para a Lado A, para dividirmos com amigos e leitores. A generosidade sempre fez parte da vida deste casal que venceu barreiras e fez questão de mostrar o amor que sentem um pelo outro a todos. Ficará a saudade e o exemplo de Gianfabio.
 
Nosso amigo Maurício conversou com o editor Allan Johan e informou que as cinzas de Gianfabio serão lançadas em Janeiro na Serra do Mar. Em breve, ele anunciará a data da homenagem. Não haverá missa de sétimo dia em razão de cair no Natal e muitos amigos já terem viajado. Agradecemos mais uma vez a confiança em nós depositada para participarmos desse momento tão íntimo e cheio de emoção, e ainda dividirmos ele com nossos leitores
 
Confira abaixo o discurso emociante escrito por Maurício, que se despede com um lindo “até breve”:
 
Discurso de Despedida
 
Boa tarde…
 
Para todos vocês presentes – familiares, amigos, colegas – enfim, todos que marcaram de forma mais intensa e íntima, ou menos intensa e até não tão íntima assim, nossas vidas. E digo nossas vidas, porque, até esse momento, minha vida e a vida do Gian era uma só “Roda Gigante”. 
 
E na roda gigante da vida, estamos aqui hoje não, somente, para chorar a tristeza da perda e falta que o Gian irá fazer em nossas vidas, mas, sobretudo, para celebrar o privilégio de termos cruzado, encontrado e, mais ainda, compartilhado com o Gian esse pequeno percurso que é nossa existência humana.
Particularmente, eu posso afirmar que conhecer o Gian no dia 11/05/1996, foi o marco divisor da minha vida, tal qual alguns historiadores dividem a história ocidental da humanidade como a.C. ou d.C..
 
O Gian foi a pessoa que me salvou de todas as maneiras que alguém poderia ser salvo! Ele me ensinou a gostar de mim mesmo, a ter orgulho, respeito e admiração própria. A identificar a beleza no espelho! Salvou-me de mim mesmo! Salvou-me da fantasia, ignorância e hipocrisia do mundo!
 
Só por isso, ele já seria para mim a pessoa maravilhosa e especial que ele foi, mas ele foi além de salvar-me, ele me despiu dos meus medos mais arraigados, me ensinou a ter confiança, sobretudo em mim, a ser otimista, apesar de todas as adversidades, e positivista diante das atrocidades humanas.
 
Com seu carinho, paciência, determinação e amor incondicional, nunca desistiu de mim. Como eu, igualmente, nunca desisti dele. Assim criamos nesses quase 17 anos, um amor verdadeiro e indissolúvel, baseado numa cumplicidade impar.
 
O nosso amor fez escola, gerações de jovens amigos (gays ou não), que o compartilharam intimamente ou não tão intimamente assim, formaram uma opinião de respeito e admiração pela nossa relação. Perceberam que nosso amor é o verdadeiro amor de dádivas de doação (que liberta os amantes) e não o falso amor de entranhas de posse (que aprisiona os corações). Esse nosso amor, cultivado e compartilhado, sobre o axioma da cumplicidade é, para nós, o amor eterno que sobrevive ao tempo e quem dera até a morte!
 
Todos sabem, ou pelo menos os mais próximos, que eu não sou uma pessoa de fé! Entretanto, o Gian era! Uma pessoa de fé e de crenças. E dessas suas crenças, uma eu torço para que eu esteja enganado e ele certo! O Gian acreditava que nosso amor, era fruto de almas antigas! Para ele, por muitas e muitas vidas anteriores, nos nós encontramos e nos amamos, tal como nessa vida de agora, e por muitas e muitas vidas futuras, voltaremos a nos unir, por esse verdadeiro e eterno amor!
 
Sendo assim, levanto uma saudação de agradecimento e despedida a você Gianfabio Precoma de Oliveira, meu único e verdadeiro amor, para sempre!
 
Até breve!
Mauricio Ribeiro Muderno
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS