Arquivo

Transexuais e travestis de Curitiba fazem manifesto na Boca Maldita no Dia Nacional da Visibilidade Trans

Redação Lado A 30 de Janeiro, 2013 00h44m

COMPARTILHAR

TAGS


Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade de Trans, 29 de Janeiro, mulheres trans de Curitiba se reuniram na Boca Maldita, no Centro da cidade, para protestar contra a transfobia. Cerca de 20 trans do Transgrupo Marcela Prado, vestidas na cor preta, simbolizando luto pelas colegas assassinadas, chamavam a atenção na principal rua comercial da cidade, ao meio dia desta terça-feira. No calçadão histórico, uma performance de uma transexual deitada no chão, e marcas do contorno do seu corpo pintadas de branco simbolizavam as vítimas da violência mortal.
 
Cartazes com frases como “Que ninguém mais morra por não se enquadrar em um padrão” e outras frases chamando a atenção para a questão de gênero e transfobia eram mostradas aos transeuntes. Balões negros e brancos, e até uma delas vestida de morte, faziam um ritual macabro para lembrar as vítimas paranaenses que eram ainda lembradas em uma exposição com suas fotos e nomes sob a palavra assassinadas em letras garrafais. “Travestis pedem Justiça já” dizia um cartaz. “Nós também temos direito à vida”, dizia outro. Emocionadas, muitas choravam lembrando as amigas falecidas e do dia a dia árduo que precisam encarar. Muitos gays e lésbicas e héteros também participaram do ato.
 
Em determinado momento, todos deitaram ao chão. Cartazes com palavras como respeito, liberdade, visibilidade, paz, segurança, amor, justiça, cidadania, enumeravam as demandas da comunidade. Desde 2004, no dia 29 de Janeiro se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Nesta data foi lançada no Brasil a primeira campanha publicitária “Travesti e Respeito – Está na hora dos dois serem vistos juntos”, pelo Ministério da Saúde, para esta comunidade, um marco na visibilidade do movimento T. Estima-se que no Brasil vivam meio milhão de cidadãs travestis e transexuais, 90% vivendo como profissionais do sexo em razão do forte preconceito que enfrentam. O termo Trans é uma abreviação de transgênero, nomenclatura que abarca travestis, transexuais e toda comunidade que vive a questão da mudança de gênero. 

Confira mais fotos da manifestação abaixo:

Fotos: Igor Konrath

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS