Arquivo

China: Estudo aponta 16 milhões de casamentos de fachada entre mulheres e homens homossexuais

Redação Lado A 06 de Fevereiro, 2013 13h18m

COMPARTILHAR

TAGS


Um estudo da Universidade de Qingdao, na China, realizado em 2012, aponta que o país pode ter 16 milhões de casamentos de fachada entre mulheres e homens homossexuais. A explicação para o fenômeno é a forte pressão social para que homens e mulheres constituam a tradição familiar. Ser solteira ou divorciada é um peso muito grande na sociedade machista chinesa, então, as mulheres preferiam se submeter a casamentos enganadores. O mesmo sentimento faz com que homossexuais continuem no armário e optem por um relacionamento de aparência e uma vida dupla.  
 
A tradição diz que os jovens devem se casar cedo e dar seguimento à linhagem do clã que pertencem. Outro fator seria o amparo dos pais, já que chineses devem ter apenas um filho e estes cuidarão de seus genitores. Mas a situação vem se modernizando. 
Um novo fenômeno aponta o aumento de mulheres chinesas exigindo o divórcio por causa da homossexualidade de seus parceiros.Os pedidos de anulação nos primeiros meses do casamento crescem mais do que os números do divórcio, comprovando que as chinesas não toleram mais marido que não corresponde as expectativas em casa ou aceitam casamentos falsos.
 
Uma outra tendência no país para contornar a homofobia social é gays e lésbicas casarem e criarem um casamento conveniente para ambos. A nova geração gay chinesa porém quer direitos iguais e rechaça a idéia de viver uma vida dupla. Há estimativas que 50 milhões de chineses são homossexuais e que 70% dos homens gays chineses estejam casados com mulheres.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS