Arquivo

Obama pede que Suprema Corte revogue lei que proíbe o casamento gay nos EUA

Redação Lado A 26 de Fevereiro, 2013 11h49m

COMPARTILHAR

TAGS


A pedido do próprio presidente Barack Obama, o governo norte-americano enviou um pedido de revogação de uma lei de 1996 à Suprema Corte, alegando que tal lei – que define o casamento como um ato civil entre um homem e uma mulher – é inconstitucional. O pedido foi feito pelo advogado da Casa Branca, Donald Verrilli, e encaminhado para a Suprema Corte na última sexta feira, dia 22.

A lei conhecida como Lei de Defesa do Casamento (Doma) foi aprovada durante o governo Bill Clinton e impede o reconhecimento do casamento gay no país, apesar de nove estados e a capital Washington já possuírem legislação própria autorizando a união de casais do mesmo sexo.
 
A derrubada da lei é uma promessa de campanha do presidente reeleito ano passado. A suprema corte deverá analisar o pedido do governo entre os dias 26 e 27 de Março.  A solicitação inclui ainda que a corte constitucional do país encaminhe ao congresso um pedido de legalização do casamento gay com base na igualdade constitucional. Para o governo, a Lei  de Defesa do Casamento “viola a garantia fundamental da igualdade e impede dezenas de milhares de casais homossexuais legalmente casados segundo a lei do seu estado de se beneficiarem das mesmas vantagens federais que os casais heterossexuais casados” e “Uma vez que essa discriminação não pode ser justificada em nome da defesa de interesses governamentais importantes, a lei é inconstitucional”.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS