Arquivo

Apostila pré vestibular de Física usa homofobia para explicar a lei da atração de Coulomb

Redação Lado A 08 de Março, 2013 12h21m

COMPARTILHAR

TAGS


A lei básica da eletrostática, criada no século 18, que afirma que “As cargas iguais se repelem e as cargas opostas se atraem”, escrita pelo francês Charles Augustin de Coulomb, foi usada em um livro didático brasileiro para firmar grave preconceito contra os homossexuais. Um aluno do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular de Fortaleza detectou em aula o absurdo e denunciou. Ele encaminhou imagem do livro aos militantes da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) que enviou pedido de providências para o Ministério Publico e para o MEC.

“Neste sentido recebemos por e-mail uma denúncia de uma pessoa que se identificou como estudante do 3º ano do ensino médio na cidade de Fortaleza-CE, que no dia 14 de fevereiro durante uma aula de física sobre prótons e elétrons teria observado no livro didático que as figuras utilizadas para ilustrar repulsão e atração são de cunho homofóbico, uma vez que nas figuras a repulsão se dá entre dois meninos ou duas meninas, enquanto a atração se dá entre um menino e uma menina”, diz o ofício encaminhado para as autoridades.

 
Na apostila pré universitária assinada pelo Colégio Farias Brito, “projeto FB Escolas Conveniadas”, consta a imagem de bonecos do mesmo sexo e ao lado o texto “repulsão”, enquanto um casal heterossexual tem a palavra “atração”, segundo as legendas. Apesar do conceito da lei estar certo, o exemplo infeliz além de preconceituoso é claramente fora de contexto. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS