Arquivo

URBS: Cobrador que teria discriminado lésbicas em Curitiba afirma que agiu sem preconceitos

Redação Lado A 14 de Março, 2013 15h52m

COMPARTILHAR

TAGS


No dia 24 de Fevereiro, às 22h, a estudante de Ciências Sociais da PUC PR Raíza Luara afirma que estava na estação tubo Avenida Kennedy, no bairro Novo Mundo, em Curitiba, quando foi xingada, ameaçada e expulsa da estação tubo pelo cobrador da URBS. Indignada por sofrer preconceito por estar abraçada com sua companheira, ela denunciou a homofobia que sofreu em matéria na Lado A. Na delegacia, ela foi informada que precisaria dos dados do cobrador, ela entrou então em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura (156) que respondeu esta semana a sua queixa, com a URBS defendendo o funcionário e ainda não fornecendo os dados do mesmo.
 
A URBS (Empresa responsável pelo transporte público na capital paranaense, de capital misto) respondeu que solicitou providências para a empresa Viação Sorriso, que opera a linha em questão e foi informada que o funcionário declarou que não agiu com preconceito e que não expulsou as meninas ou falou da orientação sexual das mesmas, tendo como objetivo apenas controlar a bagunça que o grupo promovia na estação tubo. Ele afirmou ainda que o pedido de intervenção foi feito por outras pessoas no local e alega que haviam crianças por lá (Ora, mas se não era por causa da orientação sexual, por que mencionar as crianças?). O cobrador afirmou ainda que agiu educadamente e que foi lhe dito pelo grupo, com ironia, que o local era público e que se quisessem poderiam tirar a roupa.
 
Raíza recebeu com surpresa a resposta da empresa qual diz não ser compatível com a verdade e lamentou não receber os dados do funcionário, conforme ela solicitou. Ela enviou para a Lado A a mesma resposta que deu para a empresa assim que obteve retorno de sua solicitação: “RESPOSTA TOTALMENTE EQUIVOCADA. DISSE QUE TERÍAMOS SIM QUE SAIR DO LOCAL, E FEZ MENÇÃO DE QUE ESTÁVAMOS FALTANDO COM O RESPEITO DEVIDO À ORIENTAÇÃO SEXUAL. ÉRAMOS UM GRUPO DE QUATRO PESSOAS SIM, MAS NÃO ESTÁVAMOS FAZENDO NENHUM TIPO DE ALGAZARRA, E ISSO AS CÂMERAS DE SEGURANÇA PODEM RELATAR. QUANDO FUI PROTOCOLAR A RECLAMAÇÃO DIRETAMENTE NA URBS, FUI INFORMADA DE QUE OS DADOS DO COBRADOR CHEGARIAM NO MEU E-MAIL, COISA QUE ATÉ AGORA NÃO ACONTECEU.
 
Em sua resposta, a URBS cita o artigo 36 do decreto municipal 1649 de 2009: “ART. 36 – O PESSOAL DE OPERAÇÃO DEVE: XII – TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM NO INTERIOR DOS VEÍCULOS, ESTAÇÕES TUBO E TERMINAIS”.

 

Confira abaixo a resposta dada pela URBS para a usuária reclamante:
 
INFORMAMOS QUE FOI ENCAMINHADA A RECLAMAÇÃO À EMPRESA VIAÇÃO CIDADE SORRISO DO CONSÓRCIO PIONEIRO E A MESMA RESPONDEU CONFORME TRANSCRITO:
 
“PELA PRESENTE, ESTAMOS RESPONDENDO A RECLAMAÇÃO 4711855, PELO FATO OCORRIDO NA DATA DE 24/02/2013, ÀS 22HS, NA ESTAÇÃO TUBO KENNEDY. O COLABORADOR COMPARECEU NA EMPRESA E RELATOU QUE:
 
NÃO ERAM SOMENTE DUAS PESSOAS E, SIM, QUATRO, EM UM GRUPO E QUE EM NENHUM MOMENTO COMENTOU OU FALOU DE OPÇÃO SEXUAL DO RECLAMANTE E, SIM, DO COMPORTAMENTO INADEQUADO PARA O LOCAL, QUE, APESAR DE PÚBLICO, DEVIAM SER RESPEITADOS OS OUTROS QUE ESTAVAM NO LOCAL: EM TORNO DE OITO PESSOAS ESPERANDO ÔNIBUS, INCLUSIVE, CRIANÇAS. 
O OPERADOR TOMOU A ATITUDE DE FALAR COM O RECLAMANTE AO SER QUESTIONADO POR OUTROS USUÁRIOS SE O MESMO NÃO FARIA NADA PARA COLOCAR RESPEITO NO LOCAL JÁ QUE A ALGAZARRA HAVIA PASSADO DOS LIMITES, ENTÃO DISSE QUE MANERASSEM UM POUCO, O QUE VIROU MOTIVO DE PIADA, TENDO COMO RESPOSTA QUE SE QUISESSEM SE DESPIR ALI SE DESPIAM PORQUE O LOCAL ERA PÚBLICO. 
 
O OPERADOR REAFIRMA QUE EM MOMENTO ALGUM PEDIU PARA QUE OS MESMOS DEIXASSEM A ESTAÇÃO TUBO OU COMENTOU SOBRE A OPÇÃO SEXUAL DO RECLAMANTE, E, SIM, PEDIU PRIMEIRO EDUCADAMENTE E DEPOIS AVISOU QUE CHAMARIA A GUARDA MUNICIPAL. 
 
OBS.: DECRETO 1649/2009:
 
ART. 36 – O PESSOAL DE OPERAÇÃO DEVE:
 
XII – TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM NO INTERIOR DOS VEÍCULOS, ESTAÇÕES TUBO E TERMINAIS.
 
A URBS AGRADECE O CONTATO.

 

Foto: A linha 666 Novo Mundo existe em Curitiba e apesar do fato ter acontecido próximo ao ponto final da mesma, a imagem é meramente ilustrativa, o fato aconteceu em uma estação tudo, onde passam as linhas expressas e biarticulados.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS