Arquivo

Chile anula lei que proibia homossexuais de doarem sangue

Redação Lado A 26 de Abril, 2013 17h48m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta última quarta-feira, 26, foi anulada no Chile a lei que proibia homossexuais de doarem sangue. A lei colocava a orientação sexual como um critério de rejeição.  “A seleção de doadores deve se basear em critérios estritamente técnicos e de segurança, tanto para os doadores quanto para os potencialmente receptores, sem condições de discriminação arbitrária como orientação sexual, política, religião ou de qualquer outra índole nesse sentido”, aponta nova norma. 

A mudança faz parte de um trabalho em conjunto do Ministério da Saúde e do Movimento de Integração e Liberação Homossexual para diminuir o estigma da comunida gay chilena. De uma forma geral, os movimentos sociais chilenos contra a discriminação sexual apoiaram a medida e acordaram que a nova norma técnica vai de encontro à Lei Zamudio (nome em homenagem a Daniel Zamudio, foto, jovem assassinado em 2012 por causa de sua orientação sexual) que estabelece medidas contra a homofobia e criou o crime de homofobia no país. 
 
E o Brasil, além de não ter legislação contra a homofobia, proíbe por meio de uma normativa da Anvisa que homossexuais que tenham feito sexo nos últimos 12 meses doem sangue.  A agência diz que não se trata de preconceito, mas uma norma de controle de qualidade, reforçando que gays são mais vulneráveis a infecção pelo HIV e que os testes aplicados não asseguram a detecção do vírus em janela imunológica.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS