Arquivo

SP: Hospital das Clínicas irá tratar transexuais menores com terapia hormonal

Redação Lado A 22 de Abril, 2013 17h41m

COMPARTILHAR

TAGS


Pela primeira vez no país, transexuais a partir de 12 anos de idade poderão receber hormônios com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e iniciar o processo transexualizador, reconhecido como direito pelo SUS dede 2008. Um parecer do Conselho Federal de Medicina, emitido no início deste ano, a favor da inclusão das transexuais maiores de 12 anos, após consulta da Defensoria Pública de São Paulo – ao observar as altas taxas de suicídio, automutilação de transexuais adolescentes e diversos estudos internacionais – aponta para a necessidade de mudar o procedimento atual. Até então, apenas as maiores de 18 anos poderiam participar dos programas especializados de mudança de sexo e tratamentos hormonais, quando muitas vezes já haviam desenvolvido características como barba, pelos e outros indicativos do sexo em dissintonia, no caso das transexuais, e peitos e voz fina no caso dos homens transexuais. 

O Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas vai seguir o parecer do CFM e oferecer o serviço para as transexuais e travestis adolescentes, que precisarão do consentimento dos pais, como manda a lei brasileira, para receberem o tratamento. Até o momento, o ambulatório atende cerca de 80 jovens, mas não disponibiliza a hormonoterapia para as menores, realidade que mudará a partir de Junho.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS